Trabalhadores devem habilitar o PIS/Pasep na carteira de trabalho digital para receber em 2022; veja como

Pagamento começa a ser realizado neste mês de fevereiro e beneficiários podem conferir pelo aplicativo se estão aptos a sacar

Pedro Hara Pedro Hara -
Mais de 40 milhões de pessoas podem consultar benefício liberado pelo Governo Federal; veja como
Carteira de trabalho digital. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O pagamento do PIS/Pasep é um benefício ao qual todo trabalhador que possui carteira assinada tem direito. Entretanto, é necessário habilitar o PIS/Pasep na carteira de trabalho digital para poder receber.

Neste ano, o Programa de Integração Social (PIS) começará a ser pago no dia 08 de fevereiro para os nascidos em janeiro. Enquanto o Pasep está programado para o dia 15 de fevereiro para aqueles que possuem finais de inscrição 00 e 01.

O ano em vigência para o pagamento do benefício é 2020, portanto fique atento a esta informação.

Trabalhadores devem habilitar o PIS/Pasep na carteira de trabalho digital para receber em 2022; veja como

Em primeiro lugar, como dito acima, é necessário possuir o aplicativo da carteira de trabalho no celular, além de internet no aparelho.

Ao entrar no aplicativo, caso apareça a mensagem “habilitado”, quer dizer que o contribuinte preenche todos os requisitos para receber o benefício.

Entre os requisitos estão: estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos e ter trabalhado ao menos 30 dias de carteira assinada para uma empresa ou pessoa com CNPJ.

O período de 30 dias não precisa necessariamente ser consecutivo, mas precisa ser atingido para que o pagamento seja realizado. Assim sendo, é bom ficar de olho.

No entanto, de nada adianta o trabalhador preencher os requisitos se o empregador não fazer a parte dele.

Da parte do patrão, é necessário informar os dados do empregado ao governo, por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e o e-Social

O que fazer se aparecer a mensagem “não habilitado”:

Caso na carteira digital esteja aparecendo a mensagem “não habilitado” para o recebimento do PIS/Pasep, existem algumas explicações.

A primeira é de que o trabalhador não cumpre alguns dos requisitos informados acima. Todavia, pode ser um erro do próprio aplicativo.

Neste caso, é necessário ver se o aplicativo está atualizado para a sua versão mais recente. Caso a mensagem persista mesmo após a atualização, existem outras providências que devem ser tomadas.

O trabalhador deve buscar informações em uma agência ou nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal.

Outra maneira é ligar para o telefone 0800 726 0207, de segunda a sexta-feira das 08h às 21h e aos sábados das 10h às 16h.

Para baixar o aplicativo da carteira de trabalho digital, clique aqui. Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade