Trabalhadores devem habilitar o PIS/Pasep na carteira de trabalho digital para receber em 2022; veja como
Pagamento começa a ser realizado neste mês de fevereiro e beneficiários podem conferir pelo aplicativo se estão aptos a sacar
O pagamento do PIS/Pasep é um benefício ao qual todo trabalhador que possui carteira assinada tem direito. Entretanto, é necessário habilitar o PIS/Pasep na carteira de trabalho digital para poder receber.
Neste ano, o Programa de Integração Social (PIS) começará a ser pago no dia 08 de fevereiro para os nascidos em janeiro. Enquanto o Pasep está programado para o dia 15 de fevereiro para aqueles que possuem finais de inscrição 00 e 01.
O ano em vigência para o pagamento do benefício é 2020, portanto fique atento a esta informação.
Trabalhadores devem habilitar o PIS/Pasep na carteira de trabalho digital para receber em 2022; veja como
Em primeiro lugar, como dito acima, é necessário possuir o aplicativo da carteira de trabalho no celular, além de internet no aparelho.
Ao entrar no aplicativo, caso apareça a mensagem “habilitado”, quer dizer que o contribuinte preenche todos os requisitos para receber o benefício.
Entre os requisitos estão: estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos e ter trabalhado ao menos 30 dias de carteira assinada para uma empresa ou pessoa com CNPJ.
O período de 30 dias não precisa necessariamente ser consecutivo, mas precisa ser atingido para que o pagamento seja realizado. Assim sendo, é bom ficar de olho.
No entanto, de nada adianta o trabalhador preencher os requisitos se o empregador não fazer a parte dele.
Da parte do patrão, é necessário informar os dados do empregado ao governo, por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e o e-Social
O que fazer se aparecer a mensagem “não habilitado”:
Caso na carteira digital esteja aparecendo a mensagem “não habilitado” para o recebimento do PIS/Pasep, existem algumas explicações.
A primeira é de que o trabalhador não cumpre alguns dos requisitos informados acima. Todavia, pode ser um erro do próprio aplicativo.
Neste caso, é necessário ver se o aplicativo está atualizado para a sua versão mais recente. Caso a mensagem persista mesmo após a atualização, existem outras providências que devem ser tomadas.
O trabalhador deve buscar informações em uma agência ou nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal.
Outra maneira é ligar para o telefone 0800 726 0207, de segunda a sexta-feira das 08h às 21h e aos sábados das 10h às 16h.
Para baixar o aplicativo da carteira de trabalho digital, clique aqui. Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!