Fortalecimento da UEG passa pela valorização de técnicos e professores

Amilton Filho Amilton Filho -
UEG no Bairro Jundiaí, em Anápolis. (Foto: Reprodução)

A Universidade Estadual de Goiás está entre os grandes marcos de avanço da Educação em nosso Estado. A sua criação, a partir da reunião das diversas faculdades isoladas no ano de 1999, permitiu a formação de um modelo descentralizado de ensino que passou a chegar aos goianos nas mais diversas regiões de Goiás.

Duas décadas depois, a UEG consolidou a sua importância para muito além da Educação Pública Superior. Sua relevância gerou impactos positivos nos índices sociais e econômicos de Goiás através da formação de uma nova sociedade produtiva. Hoje, seria impossível imaginar nosso Estado sem os milhares de profissionais oriundos da UEG.

A UEG – assim como qualquer estrutura pública de prestação de serviços – é feita por pessoas. São profissionais das mais diversas áreas. Homens e mulheres que se dedicam diariamente ao ensino superior e contribuem para que cidadãos e cidadãs realizem seus sonhos. Aquele belo sonho de ter um diploma e viver uma mudança de vida com um novo emprego, uma nova carreira. Sonhos materializados de mãos dadas com a Universidade e seus profissionais.

A partir disto, afirmo: é urgente e imprescindível promover a valorização dos servidores técnicos, professores, mestres e doutores da nossa Universidade Estadual de Goiás.

Tenho uma proximidade e identificação com as lutas da UEG por reconhecer a sua importância e saber do seu impacto social. Em minha atuação política, tenho na Educação a grande bandeira de transformação social. Por isto, renovo meu apoio como deputado estadual aos servidores da UEG.

Queremos lançar o debate acerca da criação de um modelo de valorização dos doutores que atualmente emprestam seu conhecimento à universidade, mas que ainda não possuem o devido reconhecimento legal em seus planos de carreiras. Da mesma forma, temos conhecimento e queremos atuar pelo reconhecimento da titularidade dos técnicos administrativos, que vivem desafios diários quanto a suas carreiras.
Pretendo ampliar este debate na Assembleia Legislativa, reverberando a importância para todo o Estado de um tema significativo: o salto de qualidade que a UEG poderá ter ao oficializar um renovado plano de carreira dos servidores técnicos, professores, mestres e doutores.

O conhecimento precisa ser valorizado por uma questão de justiça. E acima de tudo, para um maior engrandecimento da qualidade de ensino da UEG, que já deu provas de ser elevada.

Mais doutores, devidamente reconhecidos em seus quadros, fará da nossa universidade uma referência nacional e, certamente, um modelo a ser seguido por outros Estados. Esse é o caminho a seguir.

Amilton Filho é advogado e deputado estadual pelo Solidariedade. Escreve às quintas-feiras. Siga-o no Instagram.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as visões do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.