Prazo para doação de sangue após Covid-19 é reduzido e moradores podem ajudar o Instituto Onco-Hematológico de Anápolis a salvar vidas

Estoques na cidade estão baixos e enfermeiro da unidade explica o que as pessoas precisam fazer para doar

Lucas Tavares Lucas Tavares -
Instituto Onco-Hematológico de Anápolis (IOHA). (Foto: Lucas Tavares)

Com estoque em baixa, Instituto Onco-Hematológico de Anápolis (IOHA) espera que o ritmo de doações aumente após portaria do Ministério da Saúde que reduziu de 30 para 10 dias o intervalo necessário para que pessoas contaminadas pela Covid-19 possam doar sangue.

Não há evidências científicas de que o coronavírus seja transmitido por transfusão sanguínea. Todavia, a contagem para doação só começa após a recuperação total da Covid.

Em entrevista ao Portal 6, o enfermeiro Rosemar de Carvalho relatou que a situação na cidade é delicada por conta da pandemia, e que espera que os anapolinos se sensibilizem com a causa.

“O número de pacientes que necessitam tem aumentado muito. É de suma importância [a doação], é para um bem maior. Cada doador consegue salvar quatro vidas”, afirmou.

Para ajudar, basta ter idade entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar com a saúde em bom estado. Pessoas que fizeram tatuagens, micropigmentação ou colocaram piercing devem aguardar 12 meses para realizar o procedimento.

O banco de sangue fica localizado no Centro de Anápolis, na Travessa Washington de Carvalho, nº 155 e funciona de segunda a sexta das 07h às 16h e sábado até às 11h.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade