Goiânia pode ganhar dia oficial para celebrar anualmente a Cannabis Terapêutica

Aprovado na Câmara Municipal, projeto de lei agora segue para análise do prefeito Rogério Cruz

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Lucas Kitão (União Brasil) vereador em Goiânia. (Foto: Antônio Silva/Câmara Municipal de Goiânia).

O projeto de lei que determina a data de 27 de novembro como o Dia Municipal da Cannabis Terapêutica no calendário oficial de Goiânia foi aprovado na última quinta-feira (09) pela Câmara de Vereadores da capital.

Proposta por Lucas Kitão (União Brasil), a medida faz parte de uma série de ações visando estimular o debate e pesquisa a respeito do uso medicinal da cannabis.

O documento também visa instruir a população sobre a regulamentação e distribuição de remédios obtidos a partir de substâncias encontradas na planta, além de combater a discriminação sofrida por pacientes que precisam dos fármacos.

A matéria, que já foi anteriormente vetada pelo ex-prefeito Iris Rezende (MDB), foi aprovada em Plenário e promulgada pela Câmara, segue para análise do atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

A escolha do dia 27 de novembro não é por acaso. Na mesma data é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer e a decisão foi idealizada por ativistas defensores dos remédios no alívio de sintomas provocados pela quimioterapia.

Autor do texto, Kitão avalia que a inclusão no Calendário Oficial permitirá que ações sejam promovidas por instituições públicas e privadas, que poderão organizar atividades educativas na cidade.

A Prefeitura de Goiânia informou que, após aprovação pela Câmara, há o prazo de 15 dias para decisão após o efetivo recebimento pela Administração Municipal.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.