6 frases que todo goiano já falou pelo menos alguma uma vez na vida e o mundo adora

"Goianês" é cheio de identidade, humor, criatividade e ainda diverte quem escuta

Pedro Hara Pedro Hara -
Expressões são bastante conhecidas por todos os goianos. (Foto: Divulgação)

Goiás possui diversas frases e expressões que já foram ditas pelo menos uma vez na vida por quem realmente é “goiano do pé rachado”.

O “goianês” é um idioma próprio e cheio de identidade. Ele se caracteriza pelo humor e criatividade, além de divertir quem o escuta.

De acordo com um estudo elaborado pelo Grupo de Estudos Funcionalistas (GEF), da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), essas expressões “ressaltam a identidade de quem nasce no Estado”.

Desta forma, preparamos uma lista com algumas destas frases que todo goiano já usou e conhece muito bem o significado.

1. Num dô conta duns trem desse não

Essa frase clássica é bastante utilizada quando acontece algo que fosse do nosso controle ou então quando não estamos preparados para algo que acontece repentinamente.

2. Mió que muuuita gente!

Quando queremos ressaltar que algo é muito bom, dizemos aqui em Goiás que é mió que muita gente. Você costuma usar essa frase para se referir a que?

3. Goiano do pé rachado

Esta pode ser aplicada para dar ênfase as características de alguma pessoa nascida em Goiás de acordo com as ações dela. Quando isso ocorre dizemos que ela é goiano do pé rachado.

4. Uai sô

Certamente você já respondeu alguma pergunta com essa expressão. Marca registrada da identidade goiana, o uai sô é sempre uma excelente forma de iniciar uma explicação.

5. Aneimmm tem dó

Esta é geralmente utilizada quando ouvimos algum absurdo e a nossa primeira reação é falar esta expressão bastante popular aqui em Goiás.

6. Quando eu quero mais eu vou pra Goiás

Por fim, uma expressão que indica o quanto Goiás é um lugar maravilhoso. Mesmo após rodarmos por diversos lugares, quando queremos aquele algo mais, vamos pra Goiás.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade