Hemocentro realiza campanha de arrecadação de medula óssea em Goiás

Ação visa conscientizar a população sobre o combate a leucemia em todo o estado

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Sede do Hemocentro, localizado em Goiânia. (Foto: Hemocentro/ Divulgação)

Para conseguir mais doadores de medula óssea, a rede estadual do Hemocentro em Goiás chama atenção para a campanha “Fevereiro Laranja”.

A ação visa conscientizar a população sobre o combate a leucemia, tipo de câncer que surge na formação das células sanguíneas e atrapalha no combate a outras infecções.

Segundo a médica hematologista da Rede Hemo, Rafaela Fonseca, a doença é o 10° tipo de câncer mais comum na população, e  que quanto mais cedo o diagnóstico é feito, maiores são as chances de tratamento.

“O paciente pode ter indicação de quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou a associação de diferentes tratamentos. No caso do transplante, a medula óssea doente, ou deficitária, será substituída por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável”,  revela.

Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, não ter nenhuma doença infecciosa transmissível ou incapacitante,  não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Além disso, os interessados podem ir até uma das 09 unidades do Hemocentro em Goiás localizadas em: Goiânia, Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.

Ao chegar no local, é necessário realizar um cadastro com os dados pessoais, assinar um termo de consentimento e retirar uma amostra de sangue (5ml) para realização do teste de compatibilidade (HLA).

O cadastro do doador fica ativo até completar 60 anos de idade e caso haja uma compatibilidade com algum paciente que esteja na fila de espera, o doador  poderá ser chamado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade