Em Goiás, Dia “V” da vacinação contra Covid-19 em crianças fracassa e municípios imunizam abaixo do esperado

Expectativa era de aumentar o índice de vacinação, porém números deixaram a desejar

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Criança sendo vacinada contra a Covid-19. (Foto: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress)

Apesar da mobilização promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para que o dia 19 de fevereiro fosse o “Dia V de Vacinação contra a Covid-19”, os números registrados pela pasta foram abaixo do esperado. 

Naquele mesmo dia, o Governo de Goiás afirmou que os municípios receberam doses suficientes para alcançar um índice de 58% do público infantil apto a vacinar, saltando dos 157 mil (21%) para cerca de 433 mil pessoas.

Contudo, os dados da SES apontam que apenas 173 mil crianças entre 05 e 11 anos foram vacinadas até o dia 20 de fevereiro, o que representaria um aumento percentual de apenas 2%.

Em Goiânia, por exemplo, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) era de receber 30 mil pessoas. Mas no final das contas, apenas 6.879 compareceram durante a iniciativa.

Ao Portal 6, a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa) respondeu que 2.806 foram imunizados no Dia V, mas que o município não havia feito estimativas de quantas doses seriam aplicadas na data em questão.

Aparecida também não deu uma resposta oficial a respeito da expectativa de público. Porém, a assessoria da Secretaria de Saúde local destacou que a cidade fez um mutirão de vacinação ao longo da última semana e não havia dados precisos sobre o dia 19 de fevereiro.

Segundo levantamento da pasta, repassado à reportagem, foram 19.831 doses aplicadas entre os dias 12 e 19, sendo que 4.017 foram distribuídas entre os dias 18 e 19.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade