Ketanji Brown será 1ª juíza negra da Suprema Corte dos EUA, diz imprensa

Joe Biden deve anunciar a nomeação ainda nesta sexta (25)

Folhapress Folhapress -
Ketanji Brown Jackson: uma das favoritas para a Suprema Corte dos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

RAFAEL BALAGO
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente dos EUA, Joe Biden, nomeará Kentanji Brown como nova juíza da Suprema Corte do país, segundo CNN, Washington Post e outros veículos da imprensa americana. Ela será a primeira mulher negra a ocupar o cargo.

Biden deve anunciar a nomeação ainda nesta sexta (25). Ela ainda precisará ser ter a indicação aprovada no Senado.

Kentanji Brown Jackson, 51, já havia sido nomeada em junho de 2021, por Biden, para a Corte de Apelações do Distrito de Columbia. A indicação foi aprovada no Senado na época por 53 a 44, com três votos de republicanos.

Antes, ela atuou na Corte Distrital do Distrito de Columbia, para a qual foi nomeada em 2013 pelo presidente Barack Obama. No cargo, ela analisou processos envolvendo atos da Presidência e barrou uma tentativa do então presidente Donald Trump de ampliar a deportação de imigrantes sem ouvi-los em audiências e impediu três ordens executivas dele para limitar os direitos de trabalhadores federais, como a filiação a sindicatos.

Brown também fez parte do painel de três juízes que deu aval para que o Congresso obtenha acesso aos registros da Casa Branca relacionados a 6 de janeiro de 2021, quando houve a invasão ao Capitólio. A Suprema Corte depois confirmou a decisão.

Outras de suas decisões foram favoráveis ao republicano, como a autorização da dispensa do estudo de impacto ambiental na construção do muro na fronteira com o México.

Em questões relacionadas a direitos reprodutivos, decidiu contra uma tentativa do governo Trump de cortar recursos para um programa de prevenção à gravidez na adolescência e, quando advogada, deu apoio jurídico para ajudar a manter uma proibição estadual em Massachussets de que ativistas antiaborto constrangessem mulheres em busca de atendimento médico.

Brown nasceu em Washington, em 1970, filha de um advogado e de uma diretora de escola. Cresceu em Miami, destacando-se em torneios de debate e oratória, e estudou direito em Harvard, universidade na qual foi subeditora da Harvard Law Review. Após se formar, foi assistente de alguns juízes, incluindo Stephen Breyer, 83, integrante da Suprema Corte que anunciou a aposentadoria e abriu caminho para a nova nomeação.

Nos anos 2000, alternou períodos como advogada e defensora pública. Em 2009, foi indicada por Obama para a vice-presidência do órgão responsável por definir as bases para sentenças federais. Durante seu mandato, o departamento recomendou a redução nas penas para crimes ligados ao porte de drogas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade