Mais de 660 mil pessoas já deixaram a Ucrânia, afirma ONU

De acordo com autoridades, há relatos de pessoas esperando até 60 horas para entrar na Polônia

Folhapress Folhapress -
Mais de 660 mil pessoas já deixaram a Ucrânia, afirma ONU (Foto: Reprodução Twitter)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mais de 660 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças, fugiram da Ucrânia para países vizinhos nos últimos seis dias, desde o início da invasão russa, informou o Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados).

De acordo com Shabia Mantoo, porta-voz do órgão, há relatos de pessoas esperando até 60 horas para entrar na Polônia, enquanto as filas na fronteira com a Romênia chegam a 20 quilômetros.

O Acnur estima, ainda, 1 milhão de deslocados internos pelo conflito.

“Há muita atenção em torno daqueles que fogem para países vizinhos, mas é importante lembrar que a maioria das pessoas afetadas está na Ucrânia”, disse Karolina Lindholm Billing, gerente do Acnur para a Ucrânia, em entrevista coletiva em Estocolmo.

“Ainda não temos o número de deslocados internos na Ucrânia, mas estimamos que cerca de 1 milhão de pessoas fugiram de suas casas e ainda estão dentro do país”, acrescentou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade