6 palavras que são xingamentos e a maioria dos brasileiros nem faz ideia

Está na hora de você entrar em uma discussão com muita classe

Anna Júlia Steckelberg -
6 palavras que são xingamentos e a maioria dos brasileiros nem faz ideia
No BBB21, Gil do Vigor, em discussão, usou o termo “basculho”, que significa algo que vem do lixo, para ofender a sister Pocah. (Foto: Reprodução)

Já falamos por aqui o quanto a língua portuguesa é complexa e um pouco difícil de aprender. Hoje, iremos falar do vasto vocabulário que possui nossos dicionários, mas que não usamos no dia a dia e nem temos muita noção de seu significado. Aprenda agora algumas palavras que são xingamentos para você manter a classe até quando estiver sem paciência!

6 palavras que são xingamentos e a maioria dos brasileiros nem fazem ideia:

1. Abantesma

Significado: Assombração, figura que assusta, espectro. Pessoa cuja presença causa desconforto, repugnância. Vem do grego phántasma.

2. Bonifrate

Significado: Boneco articulado e movido para representar cenas. Pessoa dócil que age comandada por outro. Fantoche. A origem do termo é nebulosa, mas parece que seja derivada do latim: bonus + frater – bom irmão.

3. Concupiscente

Singica Ifco: Pessoa que tem desejo irrefreável pelo gozo. Luxurioso, lascivo. Essa ânsia pode ser por bens materiais ou pela posse sexual. Ou por ambas simultaneamente. Um concupiscente é voraz, tarado. O conhecimento exato do termo, em alguns ambientes sociais, pode transformá-lo em elogio. A palavra é latina.

4. Dendroclasta

Significado: Destruidor de árvores, agressor da natureza. Do grego dendron – árvore – e klatos – quebrado.

5. Espurco

Significado: Sujo, sórdido, torpe, que vive na espurcícia. Vale para o indivíduo que aprecia a imundície e se apresenta imundo. Usa-se, ainda, para a pessoa moralmente suja. “Nasceu e cresceu num chiqueiro moral e é tão espurco quanto o meio onde vive.”

6. Futre

Do francês, froutre. Homem desprezível, vil. Pode, também, ser sinônimo de avarento.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Leia também:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade