Drone reprime manifestação de moradores de Xangai por dificuldade de lockdown

Cidade chinesa está confinada há cerca de 10 dias

Folhapress -
(Foto: Folhapress)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Confinada há cerca de 10 dias para controlar um surto de Covid, a cidade chinesa de Xangai tem registrado casos de descontentamento da população com a forma como as autoridades combatem a doença.

Vídeo compartilhado no Twitter pela jornalista Alice Su, correspondente da revista britânica The Economist para China e Taiwan, nesta quarta (6), mostra protestos de moradores contra a falta de suprimentos básicos.

Pessoas estão nas varandas de seus apartamentos em protesto e, na sequência, um drone chega ao local e começa a reproduzir a mensagem: “Por favor, obedeça às restrições para conter a Covid. Controle o seu desejo por liberdade. Não abra a janela, nem cante”.

O registro foi compartilhado inicialmente por usuários no Weibo, popular rede social chinesa.

Xangai está distribuindo aos moradores caixas com produtos de medicina tradicional chinesa e, em muitas porções da cidade de 25 milhões de habitantes, também é registrado a distribuição de comida pelo governo local.

Medidas polêmicas, porém, têm levantado críticas. Uma delas é a que separa crianças com Covid de seus pais e as leva para centros de quarentena sob a justificativa de frear a disseminação da doença.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.