6 perguntas que todo mundo precisa estar preparado para responder em uma entrevista de emprego

Listamos algumas respostas que podem fazer a diferença na hora de ser contratado por uma empresa

Augusto Araújo -
6 perguntas que todo mundo precisa estar preparado para responder em uma entrevista de emprego. (Foto: Reprodução/Pixabay).

Fazer uma entrevista de emprego pode ser uma experiência assustadora. Seja pelo medo de não ser aprovado no novo emprego ou por receio de passar vergonha em público, algumas pessoas podem se sentir bastante desamparadas durante a conversa com o contratante.

Para que isso não seja mais um problema, separamos algumas perguntas bem comuns nessas ocasiões. Assim, você poderá se preparar melhor para fazer bonito e conseguir o novo cargo profissional. Confira!

6 perguntas que todo mundo precisa estar preparado para responder em uma entrevista de emprego

1. Conte um pouco sobre você

Primeiramente, entenda que quando o entrevistador faz essa pergunta, ele não quer saber quais são seus filmes favoritos, ou que tipo de música você gosta de escutar.

Assim, essa é uma oportunidade para você falar um pouco sobre suas habilidades e pontos fortes no ambiente de trabalho.

2. Fale da sua trajetória profissional

Na sequência, ao falar sobre o seu histórico no mercado de trabalho, você deve estar preparado para destacar os principais serviços que você prestou na área de atuação.

Por exemplo, não faz sentido falar sobre experiências com fotografia se você vai trabalhar em uma empresa de advocacia.

Tenha em mente seu histórico como aprendiz, estagiário e outros serviços na área jurídica que você pode ter prestado.  

3. Conte algum erro que você cometeu e como você aprendeu com ele

Por sua vez, ao relatar uma experiência negativa como profissional, é uma oportunidade de se mostrar como alguém disposto a evoluir com os seus enganos. 

4. Por que você gostaria de trabalhar aqui?

Já esta pergunta pode ser respondida de uma forma mais pessoal. No entanto, se você disser algo como “para ganhar dinheiro”, vai ser um grande desmotivador para quem está te entrevistando.

Assim, ele irá pensar que você só pensa no aspecto financeiro e não tem uma real motivação para trabalhar. Com isso, outros candidatos podem acabar passando na sua frente.

5. Qual foi sua maior conquista profissional?

Ao responder essa questão, você estará demonstrando que tipo de profissional você é e até onde já foi capaz de chegar.

Sendo assim, os contratantes poderão ter uma melhor visão sobre a pessoa que estão interessados em admitir para o emprego com vaga aberta.

6. Por que você saiu do seu último emprego?

Por fim, essa é uma pergunta perigosa. Assim, responda com serenidade e positividade. Evite falar de problemas graves na empresa anterior, ou demissão coletiva e jamais mencione conflitos com seus superiores ou colegas de trabalho.

Sendo assim, é melhor deixar a entender que você saiu para poder evoluir como profissional e que está à procura de uma nova oportunidade para crescer ainda mais.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.