Temporada de frio em Anápolis exige cuidados para evitar problemas respiratórios

É necessário estar sempre bem agasalhado e, se possível, em ambientes aquecidos. Com tempo seco, hidratação também é fundamental

Lucas Tavares Lucas Tavares -
Frente fria passa por Goiás. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O frio chegou de vez em Anápolis e muitas pessoas já estão sofrendo com problemas respiratórios. Para evitar danos mais graves à saúde, especialistas recomendam cuidados.

O primeiro passo, e praticamente indispensável, é manter-se aquecido. Seja em casa, com cobertores e meias, mas principalmente em ambientes externos e durante à noite. As roupas de tecido mais grosso e casacos são essenciais.

O médico infectologista Marcelo Daher alerta para um fator que muitas vezes acaba negligenciado por conta do frio: a baixa umidade do ar. A condição, claro, tem efeito sobre a saúde.

“Nesta quarta-feira (18) a umidade ficou abaixo de 30%. A gente precisa lembrar da hidratação, principalmente os grupos mais expostos, que são os extremos de idade, como crianças muito pequenas e os idosos”, explicou ao Portal 6.

Esses grupos precisam ter atenção ainda maior por parte da família. É fundamental manter a hidratação, já que a tendência é ingerir menos líquido por conta da temperatura.

“Essas doenças respiratórias começam normalmente com febre, tosse, espirro e mal estar. É importante a vacinação contra Influenza, Covid-19, doenças pneumocócicas e meningocócicas”, afirma.

“Como a umidade do ar está muito baixa, colocar vasilhas com água ou uma toalha úmida perto da cama pode melhorar”, concluiu.

Entre outras recomendações da Defesa Civil está evitar locais fechados com aglomeração, uma vez que há mais risco de contrair doenças respiratórias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade