6 características que todos os pais de filhos inteligentes têm em comum

Não existe um tutorial de como criar os pequenos, mas a psicologia explica que há alguns caminhos a serem seguidos

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -

Os pais de primeira viagem ficam cheios de dúvidas sobre como devem fazer para que a rotina, criação e ensino tornem seus filhos inteligentes e bem-sucedidos.

Essas dúvidas que permeiam o casal são muito comuns e é por isso que existem muitos livros e especialistas que explicam sobre o assunto.

Hoje, o Portal 6 reuniu algumas coisas que os pais devem fazer para trazer o melhor para seus filhos, acompanhe!

6 características que todos os pais de filhos inteligentes têm em comum:

1. Hábito de leitura

Não tem receita pronta para criar uma criança, mas, segundo a psicologia, o hábito da leitura é um impulsionador para o desenvolvimento dos pequenos.

A leitura é de grande importância para o desenvolvimento da inteligência dos bebês e filhos porque é uma função superior do cérebro e ajuda a desenvolver conexões neurológicas. Além disso, é uma fonte de diversão e alegria, proporciona a aquisição de cultura, conhecimentos e valores.

2. Valorizam o esforço

Os pais sábios mostram para suas crianças que o fracasso é algo comum, que pode acontecer na vida de qualquer ser humano.

E muito mais que uma vitória ou conquista, esses pais valorizam o esforço diário e resiliência para correr atrás daquilo que querem.

3. Eles são amigos de seus filhos

De acordo com a psicologia, uma relação saudável entre pais e filhos é a melhor saída para o sucesso dos pequenos.

Um estudo em 2014, realizado com 243 pessoas que nasceram na pobreza, as crianças que tiveram cuidados mais intimistas em seus primeiros três anos de vida se destacaram, porque tiveram uma melhor performance acadêmica depois dos 30 anos.

4. Ensinam os trabalhos domésticos

As crianças que crescem fazendo tarefas domésticas tendem a se tornar funcionários colaborativos com os seus colegas de trabalho e adultos mais empáticos.

O hábito da divisão do trabalho e do instinto de colaboração é facilmente ensinado nos serviços em casa, e é algo que é levado para o resto da vida.

5. Ensinam matemática

Uma análise feita em 2007, realizada com 35.000 pré-escolares na Inglaterra, EUA e Canadá, descobriu que as crianças que sabiam matemática desde cedo puderam transformar isso em uma grande vantagem ao longo de todo tempo na escola.

Ao contrário do que se pensa, essa área não só ajuda com números, mas também na leitura, interpretação e conhecimento.

6. Não pressionam seus filhos

Por último, os pais de crianças bem-sucedidas costumam criar os pequenos em seu tempo, sem pressionar ou perder a paciência.

É importante respeitar o tempo de cada criança na aprendizagem e entender que cada um possui sua própria maneira de ver o mundo!

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade