Dose de reforço da vacina contra a Covid-19 é liberada para adolescentes em Goiás

Secretaria Estadual de Saúde confirmou autorização para aplicação extra do imunizante em pessoas de 12 a 17 anos

Rafael Tomazeti Rafael Tomazeti -
Imagem mostra adolescente tomando vacina (Foto: Prefeitura de Anápolis)

Adolescentes entre 12 e 17 anos de idade poderão tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Goiás. A informação foi confirmada neste sábado (28), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Conforme a pasta, aqueles que completaram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses já podem buscar proteção extra.

A orientação foi repassada às secretarias municipais de Saúde, a quem cabe viabilizar a aplicação dos imunizantes nas cidades goianas.

Preferencialmente, a vacina no reforço deve ser da Pfizer. A CoronaVac é a segunda opção, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Um estudo já vinha sendo realizado a nível federal para liberar a dose extra para esta faixa etária. Nos últimos dias, a pasta já tinha sinalizado que iria recomendar que os adolescentes também recebessem o reforço.

A autorização se dá porque também nota-se, mesmo nos mais jovens, um declínio da proteção de anticorpos depois de algum tempo das primeiras doses.

No estado de Goiás, pessoas dessa idade foram incluídas na campanha de vacinação contra a Covid-19 em agosto do ano passado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade