Mesmo com Dia D, vacinação contra sarampo e influenza tem baixa adesão em Anápolis

Cobertura vacinal está na casa de 30% a três dias do fim da campanha

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Nova fase da campanha de vacinação se inicia nesta segunda-feira (06). (Foto: Divulgação/Semusa)

O Dia D, realizado no último sábado (28), não estimulou a maioria dos anapolinos a buscar a imunização contra o sarampo e a influenza.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa), até o momento, a cobertura vacinal no município está em 33,5% contra o vírus da gripe e apenas 29.1% para o sarampo.

A campanha nacional de vacinação termina já na próxima sexta-feira (03), e os índices tão baixos preocupam as autoridades.

Em Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo, doença que já foi declarada erradicada até 2016.

Balanço

No Dia D da vacinação, a Semusa contabilizou 5.011 doses de imunizantes aplicados. A conta inclui as vacinas anti-sarampo, influenza e Covid-19.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Anápolis, Mirlene Garcia, ressaltou a importância de conscientização e adesão a vacinação, principalmente de idosos e crianças, que fazem parte do grupo mais atingido por doenças respiratórias nesta época do ano.

“Precisamos que a população fique atenta. Ainda não saímos da pandemia e estamos em um período favorável para doenças respiratórias. E o complemento da caderneta é fundamental para proteção de outras doenças”, alertou.

Influenza 

No momento, o imunizante contra a influenza está disponível para idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e trabalhadores portuários.

Sarampo 

A campanha de imunização contra o sarampo é voltada para os trabalhadores da área da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. As vacinas estão disponíveis em diversos postos de saúde do município.

Já para os distritos de Interlândia, Souzânia, Goialândia e Joanápolis, além dos povoados de Branápolis e Vila São Vicente, a vacinação acontece na unidade de saúde local, sendo necessário agendamento prévio.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade