Semana deve ter chuva na maior parte do Brasil; SP terá sobe e desce de temperatura

Nesta segunda e terça (31) o volume de chuva nestes estados pode ultrapassar os 100 mm por dia (ou 60 mm por hora) e os ventos, os 100 km/h

Folhapress Folhapress -
SÃO PAULO, 19/05/2022, BRASIL – Pessoas se protegem do frio com agasalhos, no terminal de ônibus Pinheiros, em pinheiros, zona oeste, em razao da onda de frio que derrubou temperaturas no estado. Foto tirada em 19 de maio de 2022. (Foto Rivaldo Gomes/Folhapress)

(FOLHAPRESS) – Após a onda de frio mais intensa do ano, as temperaturas subiram na maior parte do país e a maioria das capitais têm previsão de máximas acima dos 25ºC para esta segunda (30). A exceção é a região Sul, que já registra temperaturas baixas, o que deve se intensificar ao longo da semana.

São Paulo deve registrar a mesma lógica, com queda das temperaturas nos próximos dias –a máxima foi de 27º C nesta segunda. A previsão é que o dia mais frio seja a quarta (1º), com 15ºC, segundo o Climatempo. O estado também deve ter chuvas quase todos os dias.

O mesmo deve acontecer em parte do Nordeste, que deve ter temporais em alguns estados –além disso, a região deve ter temperaturas altas, com máximas próximas dos 30ºC em diversas capitais.

O Inmet inclusive emitiu um alerta vermelho para Sergipe, Pernambuco e Alagoas indicando chuvas frequentes, possibilidade de pancadas de maior intensidade e ventos fortes. O instituto alerta para grande risco de alagamentos, enxurradas, danos à edifícios, corte de energia elétrica e quedas de árvores nesses locais.

Nesta segunda e terça (31) o volume de chuva nestes estados pode ultrapassar os 100 mm por dia (ou 60 mm por hora) e os ventos, os 100 km/h.

Em Recife, capital de Pernambuco, a chuva forte da última semana causou a morte de mais de 90 pessoas até a manhã desta segunda (30). A destruição fruto dos deslizamentos de terra deixou quase 4.000 desabrigados na região metropolitana da cidade e na Zona da Mata, além de 533 desalojados.

Na capital de Pernambuco, a menor mínima prevista é de 23ºC para esta segunda. Já as máximas variam pouco, ficam entre 28ºC e 30ºC.

Em Aracajú, capital do Sergipe, as temperaturas também mantém uma constância durante a semana, a amplitude térmica fica entre mínimas de 23ºC e 24ºC e máximas de 30ºC e 31ºC. Sol com nuvens durante toda semana acompanhados de chuva.

A capital de Alagoas, Maceió, tem tempo um pouco menos quente com mínimas que variam entre 22ºC e 24ºC, e máximas entre 28ºC e 30ºC.

A chuva também deve atingir estados do Sudeste e do Centro-Oeste. É o caso do Rio de Janeiro, com previsão de chuva na terça, quinta (2) e sexta (3). A cidade começa a semana com máxima de 31ºC, , enquanto na sexta (3), a máxima é de 26ºC.

Já Belo Horizonte deve escapar das chuvas, mas não do calor: as máximas na cidade devem flutuar entre 28ºC e 30ºC .

No Mato Grosso do Sul, sol com nuvens e chuva até a quarta (1º) quando não deve chover. A menor mínima da semana no estado é de 18ºC e a maior máxima é de 29ºC, ambas na quarta, nos demais dias as máximas ficam entre 25ºC e 26ºC.

Goiânia (GO) tem tempo estável com máxima aumentando ao longo da semana, começando com 30ºC e chegando à sexta em 34ºC. Cuiabá (MT) tem tempo quente e estável com pouca variação, começando a semana em 36ºC e chegando à quinta com 35ºC. Pancadas de chuva ocorrem nesta segunda, mas restante da semana passa com sol e nuvens sem precipitação.

Na região Sul do país, em especial nos estados do Paraná e Santa Catarina há previsão de chuvas volumosas. Cidades nos dois estados devem superar em até 200% o volume de chuva esperado para o mês, segundo a MetSul.

A passagem de uma nova frente fria traz ao Sul do país um fim de maio gelado com chance de geada e chuva congelada nas regiões mais altas das serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, onde a temperatura varia entre 0ºC e 5ºC.

No Paraná, a capital Curitiba começa a semana com frio e chuva, máxima de 19ºC e mínima de 13ºC. Terça e quarta têm queda de temperatura e máxima não ultrapassa os 14ºC. Chuva se mantém. A temperatura sobe um pouco na quinta, máxima de 17ºC, e na sexta tem leve queda, mas sol dá as caras por entre as nuvens, com pancadas de chuva à tarde.

Temperatura máxima em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, não passa de 16ºC durante toda a semana. As mínimas, porém, caem bastante entre esta segunda e a terça, com 6ºC. Junho começa frio e com garoa durante o dia e a noite na cidade, a é de mínima de 8ºC e máxima de 14ºC.

No Norte do país, há previsão de calor e chuva fortes –com trovoadas.

Em Boa Vista, capital de Roraima, a temperatura mínima para toda a semana, segundo o Climatempo é de 24ºC. Já as máximas variam entre 31ºC e 33ºC.

Já Rio Branco, capital do Acre, as mínimas ao longo da semana ficam em 22ºC e as máximas entre 32ºC e 34ºC. Bastante sol e chuva à tarde e durante a noite quase toda semana, com exceção de quarta, quando deve chover rápido durante o dia e depois só durante a noite.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade