Dia Livre de Impostos em Anápolis tem picolé a 50 centavos e descontos em vários produtos

CDL também terá ação mascote que representa a alta tributação em estabelecimentos selecionados

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Diversas lojas de Anápolis estarão funcionando com horário especial(Foto: Anápolis na Rede)

Diversos estabelecimentos comerciais de Anápolis oferecem uma série de descontos, nesta quinta-feira (02), durante todo o expediente, durante o Dia Livre de Impostos, em Anápolis.

A data, celebrada em todo o Brasil, permite um alívio para o bolso dos consumidores. No dia, os produtos comercializados pelas lojas participantes podem contar com descontos consideráveis.

Uma loja de eletrodomésticos no Recanto do Sol, por exemplo, vai oferecer móveis com valores até 32% mais baixos que o habitual. No Conjunto Filostro Machado, uma sorveteria comercializa picolés a 50 centavos. O quilo do sorvete foi reduzido para R$ 19,50 no self service. Um pote com cinco litros sai por R$ 23,50.

Numa loja de pet shop do município, os consumidores vão encontrar ração 31,7% mais barata e um corte de 44,2% no preço do xampu para animais. Esses percentuais correspondem às alíquotas tributadas sobre os produtos.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem de Anápolis, Thalyson Bastos, contou ao Portal 6 que a ação tem objetivo de conscientizar a população e representa ainda um protesto.

“O objetivo é fomentar e conscientizar sobre essa alta carga tributária do país. É um ato de protesto”, afirmou.

Para estimular essa conscientização e interagir com os clientes, a CDL passará por alguns comércios cadastrados levando o “Impostossauro”, um dinossauro inflável que representa a alta tributação e é mascote da ação.

A partir das 14h, o “Impostossauro” estará presente em diversos estabelecimentos da cidade.

Thalyson explicou que, na realidade, o produto não é vendido sem a tarifa. Porém, em vez de ser bancado somente pelo consumidor, o tributo fica a cargo apenas do dono do estabelecimento.

“O próprio empresário banca a redução, pois não deixaremos de pagar imposto. Seguimos com a emissão de nota fiscal”, ressaltou.

Para a data, a CDL fez o site se tornar uma vitrine virtual, para expor os produtos dos estabelecimentos cadastrados e ainda mostrar a taxa que foi reduzida em cada item para o comprador.

O presidente da entidade ainda destacou alguns benefícios que os empresários podem ter ao decidir fazer parte da campanha.

“Há valorização da marca, [o empresário] vai se alinhar com o pensamento da sociedade e gerar fluxo de caixa. Por mais que ele venda mais barato, pode ter fluxo de caixa. Ele pode ter um produto parado e dar um desconto. Há uma série de benefícios. O principal é se alinhar. A loja que adere que à campanha valoriza a marca”, afirmou.

O único segmento comercial que não participará dos descontos do Dia Livre de Impostos será o dos postos de combustíveis. Com a alta no setor, nenhum estabelecimento se dispôs a integrar a ação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.