Goiás alcançou a marca 100% de ocupação em enfermarias de Covid-19 neste final de semana

Apesar dos números expressivos, ainda não há projeto para ampliação de leitos para enfrentamento a doença

Emilly Viana Emilly Viana -
leito de uti
(Foto: Ilustrativa/Reprodução)

A taxa de ocupação de leitos para o tratamento da Covid-19 volta a preocupar em Goiás.

Neste sábado (04), o estado registrou lotação de 100% nas unidades de enfermarias voltadas para pacientes de doença e 28 pessoas na fila aguardando vaga em um dos 25 leitos disponibilizados atualmente. Os dados são do Complexo Regulador Estadual (CRE).

Neste domingo (05), porém, os números voltaram a baixar para 76%. A taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva, por sua vez, se manteve em 88%. São 50 leitos no total, sendo que seis estão disponíveis.

Sobre os dados, a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que segue monitorando as solicitações de internações para casos suspeitos de Covid-19.

Em nota, a pasta comunica que muitos pedidos de leitos relativos à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) são cancelados após resultados de exame negativo para o coronavírus. Com isso, mais de 60% das solicitações não chegaram à internação.

Até o momento, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Enfrentamento ao Coronavírus (COE) não recomenda a ampliação de de leitos para tratamento de pacientes com Covid-19.

Situação epidemiológica

Segundo o último boletim da SES-GO, o número de infectados pela doença em território goiano chegou a 1.385.205 registros. Nas últimas 24 horas, a secretaria 1.963 casos.

O estado possui 26.661 óbitos confirmados até este sábado, o que significa uma taxa de letalidade de 1,92%. Há, ainda, 285 óbitos suspeitos que estão em investigação.

Doses aplicadas

Desde janeiro do ano passado, Goiás aplicou mais de 5,7 milhões de primeiras doses do imunizante contra a Covid-19.

Conforme o último boletim SES-GO, 5,1 milhões de pessoas recebem a segunda dose ou dose única, e 2,2 milhões buscaram a dose de reforço. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 49,03% já receberam uma dose da vacina.

Os dados são preliminares e coletados junto ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade