No que o app do transporte coletivo de Anápolis é melhor que o da Grande Goiânia

Mesmo com mais tempo de existência, o serviço da capital e região Metropolitana deixa a desejar em algumas funcionalidades

Rafaella Soares Rafaella Soares -
Aplicativo Simaps segue fora do ar. (Foto: Arquivo/Portal 6)

Independente da cidade em que se vive, para os usuários do transporte coletivo é fundamental ter uma ferramenta que auxilie na tarefa de pegar um ônibus.

Afinal, ninguém quer esperar tanto tempo em um ponto, ao menos tempo em que não há quem deseje chegar em cima da hora para ter que correr atrás do veículo.

Aplicativos que ajudam nesse processo, inclusive, já existem em Anápolis e Goiânia, mas muitos ainda se perguntam o que um tem que o outro não possui.

Essa comparação foi feita pelo Portal 6 e mostra que, mesmo com mais tempo de existência, o serviço da capital e região Metropolitana deixa a desejar em algumas funcionalidades.

SiMRmtc

SimRMTC. (Foto: Captura)

O SiMRmtc é o aplicativo de transporte coletivo de Goiânia e está disponível para a população goianiense desde 2015.

No geral, a ferramenta permite principalmente que os usuários tenham uma estimativa de quanto tempo um ônibus vai levar para chegar até o ponto desejado, sendo possível fazer o planejamento das viagens.

Através dele, também é possível encontrar pontos de recarga do cartão de passagem e programar alarmes sobre a chegada dos veículos em pontos previamente selecionados.

Por último, os clientes podem fazer reclamações, sugestões e denúncias, além de avaliar os serviços dos motoristas e o estado de conservação dos veículos.

SimAps

SimAps. (Foto: Captura)

Disponibilizado para os anapolinos em 2021, o SimAps é mais moderno e também mostra em tempo real quanto tempo um ônibus levará para chegar ao ponto desejado.

No entanto, ao invés de ter como referência celulares de outros usuários, ele leva essas informações através de dispositivos instalados nos próprios veículos, o que torna a ferramenta ainda mais pontual.

Além de apontar onde os ônibus estão, o app revela para o usuário a distância que ele está dos pontos. Assim, é possível saber se será possível chegar a tempo.

Por causa da integração da ARM com a Urban e a empresa responsável pelo desenvolvimento do SimAps, é mais fácil saber quais ônibus estão nas ruas e quais rotas eles estão fazendo.

Dessa forma, se torna fácil saber quando existiram atrasos e até fiscalizar os veículos, para que os usuários tenham mais segurança. Em casos de emergências, os ônibus também são rapidamente localizados.

No SimAps, os anapolinos também conseguem ver todos os pontos de ônibus da cidade e receber notificações sobre possíveis mudanças de rotas.

Por fim, a ferramenta já tem toda a tecnologia pronta para, futuramente, implantar um pagamento integrado, para que seja possível recarregar os cartões dentro do próprio aplicativo, utilizando cartões de crédito ou débito.

Em tempo

Ambos os aplicativos estão disponíveis para celulares Android e iOS.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade