Esta pode ser a razão pela qual você está sempre se sentindo cansado

Ela pode ser temporária ou, em casos mais graves, até se tornar uma doença crônica

Gabriella Licia Gabriella Licia -
Esta pode ser a razão pela qual você está sempre se sentindo cansado
Sentir-se extremamente cansado não é um sintoma normal. (Foto: Reprodução)

Sentir-se cansado ao extremo, com fadiga, indisposição e falta de ar constantemente nunca são sintomas normais. Na verdade, o corpo está deixando bem claro que algo não vai bem.

E a razão para esse quadro de saúde pode ser uma doença ainda pouco comentada, mas que afeta milhares de adultos – em especial, mulheres – e uma parcela de crianças: a astenia.

Essa condição é caracterizada pelos sintomas de sensação de fraqueza e falta de energia generalizada, podendo ainda estar associada a cansaço físico e intelectual, tremores, lentificação dos movimentos, e espasmos musculares.

A astenia pode ser temporária ou, em casos mais graves, se tornar uma doença crônica, além de ser desencadeada por uma série de fatores.

Alguns deles são: gripes e resfriados; problemas de tireoide; deficiências vitamínicas; ou devido à exposição a certos tratamentos, como a quimioterapia, por exemplo.

Esta pode ser a razão pela qual você está sempre se sentindo cansado

Homem cansado durante o trabalho. (Foto: Reprodução/Ilustrativa)

Entenda a a razão pela qual você está sempre se sentindo cansado:

1. Em casos de gripe

Quando o vírus influenza invade o corpo humano, resultando na gripe, é comum se sentir cansado, com dores musculares, ou seja, a astenia.

O melhor tratamento para essa situação é o repouso completo, hidratação e ingestão de medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos, para as dores e febre.

Caso os sintomas de astenia persistir, será necessário consultar um médico e avaliar a possibilidade dela ter se agravado.

2. Em casos de anemia

A anemia acontece devido a diminuição dos níveis de hemoglobina no sangue, responsável por transportar oxigênio para os órgãos. A condição pode acarretar um cansaço extremo, falta de ar, palidez e sonolência.

Para o tratamento, será necessário uma suplementação de ferro e vitamina B12, administração de corticoides e imunossupressores ou, em casos mais graves, transplante de medula óssea.

A pessoa com anemia, inevitavelmente, desenvolve o quadro de astenia. No entanto, é preciso estar atento aos tratamentos para que a condição não se agrave.

3. Em casos de distúrbio de tireoide

O hipotireoidismo pode causar astenia, aumento de peso e queda de cabelo, devido à baixa atividade da tireoide.

Neste caso, é fundamental realizar o tratamento correto de reposição hormonal. Caso o sintoma de cansaço, falta de ar e afins continuem, será preciso averiguar com um médico profissional sobre a possibilidade de astenia crônica.

4. Depressão

A depressão é uma doença capaz de proporcionar a sensação de cansaço extremo, desânimo, fadiga e insônia.

Já o tratamento para essa condição é feito com medicamentos antidepressivos, receitados por um psiquiatra, e sessões de psicoterapia.

É importante se atentar aos sintomas de cansaço, pois ele deve amenizar após o tratamento com medicação correta. Caso permaneça, pode ser que a astenia tenha se tornado crônica.

Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade