Com risco de perder a outra perna para diabetes, idoso de Anápolis luta para conseguir cirurgia

Ele está há 25 dias na fila da regulação estadual e sendo mantido a base de remédios na UBS do Leblon

Pedro Hara Pedro Hara -
Idoso passou por cirurgia nesta terça-feira (19). (Foto: Reprodução)

Internado há quase um mês na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Leblon, na região Leste de Anápolis, o idoso Edison Sebastião Santana, de 73 anos, está correndo o risco de perder a perna esquerda por causa da diabetes.

Ele, que já teve que amputar um dos membros por causa da doença, está correndo contra o tempo para realizar os procedimentos necessários para evitar novamente o procedimento.

Ao Portal 6, Lara Cristina, enteada do idoso, contou que ele está sendo mantido a base de remédios cujo um dos efeitos é deixar os pacientes com sono.

Apesar do tempo que está internado na UBS, o idoso não deve receber atendimento especializado tão cedo. Segundo Lara, existem cerca de 20 pessoas a frente dele na regulação estadual.

“Eles só me falam que estão aguardando a liberação para que ele seja transferido. Parece que existem cerca de 20 pessoas na frente dele na regulação estadual”.

Diante da situação, Edison vive com a constante ameaça de ser mandado para casa pelos médicos plantonistas, pois os profissionais vivem com medo de que ele acumule novos problemas de saúde.

“Os plantonistas não vão fazer nada, pois estão dando remédios paliativos. Eles falaram que ia liberar ele por medo de infecção e pelo braço estar todo picado por injeção. Pelo tanto de dias que está lá”.

Imagens registradas por parentes dos idosos mostram cães ocupando o mesmo espaço que as pessoas internadas.

“Quando eu recebi aquele vídeo dos cachorros, fiquei desesperada. Mesmo que ele saia de lá, as outras pessoas não podem ficar nessa situação”, pontuou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade