Pacientes internados com Covid-19 em Goiás aumentam 23% em um mês

Ocupação de leitos de UTI na rede estadual está em percentual mais elevado, mas ainda abaixo do registrado no início do mês

Emilly Viana Emilly Viana -
Número de pacientes internado aumentou. (Foto: Reprodução)

O número de internações por Covid-19 voltou a crescer na rede estadual de saúde em Goiás. Dados da Secretaria de Saúde do estado (SES-GO) apontam que 156 pessoas estavam internadas em UTI ou enfermaria por causa do vírus neste domingo (24). Há um mês eram 126 pacientes, o que representa uma alta de 23%.

A ocupação de leitos neste fim de semana chega a 75% nas UTIs voltadas para o tratamento da doença e 55% no caso das enfermarias de Covid-19. Há 30 dias, com mais unidades disponíveis, o índice era de 84% e 88%, respectivamente.

Embora os indicadores estejam melhores que há um mês, o percentual de ocupação subiu. No caso das unidades de terapia intensiva, o índice variou de 60%, em 16 de julho, a 79%, na última sexta-feira (22).

Nas enfermarias, também houve elevação de 42%, em 16 de julho, para 55% neste domingo.

Vacinação

O número de internações por Covid-19 é diretamente ligado ao esquema vacinal incompleto, conforme aponta a SES-GO. O público mais vulnerável às complicações da doença é o de pessoas com mais de 60 anos.

Para se ter uma ideia, os idosos não vacinados ou com imunização incompleta representam 29 internações ligadas à doença a cada 100 mil habitantes. Nos adultos de 18 a 59 ano, este número é de 0,40.

Segundo o último boletim da SES-GO, relativo a este sábado (23), Goiás tem 1.594.412 casos confirmados de Covid-19. Em todo o estado, 27.128 óbitos foram confirmados até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 1,7%.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade