É bizarra a estratégia de empresas do Japão para que funcionários durmam e tenham mais produtividade

Equipamento foi criado porque muitos trabalhadores estavam se trancando no banheiro para tirar sonecas no vaso

Gabriella Licia Gabriella Licia -
Caixa da soneca foi projetada na vertical. (Foto: Reprodução)

Pensando no ‘bem-estar’ dos funcionários, uma nova ideia bizarra será adotada em breve por algumas empresas no Japão: a caixa da soneca. Acontece que o ‘benefício’ não agradou a todos.

O cilindro vertical será um pequeno espaço para os trabalhadores, com longas horas de escala, que quiserem tirar alguns minutos de cochilo, durante o serviço, em pé, no escuro e em total silêncio.

A idealização da caixa é resultado da união entre a empresa de criação de móveis Itoki, de Tóquio, com a fornecedora de madeira compensada Koyoju Gohan, de Hokkaido.

Na teoria, as empresas alegaram que a ideia é incentivar um ambiente de serviço mais tranquilo e saudável, sem tanto desgaste físico.

“Acho que muitos japoneses tendem a trabalhar continuamente sem pausas. Esperamos que as empresas possam usar isso como uma abordagem mais flexível para o descanso”, disse a diretora de comunicações da Itoki, Saeko Kawashima.

Segundo a profissional, muitos colaboradores estavam se trancando no banheiro para tirar sonecas no vaso e aquele não seria o local ideal.

No entanto, milhares de internautas já se posicionaram criticando a inovação: “pessoas não são aves que dormem em pé! Nós dormimos deitados”.

“As pessoas não são robôs que podem ser colocados num carregador. Dê a elas cápsulas onde possam se deitar”, disse outra pessoa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.