Goiás tem 1 advogado para cada 150 habitantes; Brasil tem a maior proporção por habitante do mundo

Uma das explicações para tal fenômeno é a enorme quantidade de cursos de direito espalhados pelo país

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Goiás conta com cerca de 47.934 advogados inscritos na OAB. (Foto: Reprodução)

Um levantamento realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apontou que para cada 150 habitantes, Goiás conta com um advogado.

Somente no Estado, cerca de 47.934 defensores da lei são inscritos na OAB, proporção que é ainda mais impressionante ao analisar todo o território brasileiro.

Segundo a pesquisa, o Brasil possui a maior proporção de advogados por habitante do mundo, sendo que de 212,7 milhões de brasileiros, aproximadamente 1,3 milhões são profissionais da área.

Dessa forma, existe um advogado para cada 164 habitantes que residem no país.

Levando em consideração os números absolutos, apenas a Índia se encontra na frente do Brasil, contando com uma quantidade superior à 2 milhões de advogados. No entanto, a população indiana é muito maior, apresentando 1,4 bilhões de indianos.

Uma das explicações para tal fenômeno é a enorme quantidade de cursos de direito espalhados pelo Brasil, que torna até mesmo o número de estudantes superior ao número de profissionais já formados.

O levantamento da OAB apontou que existem atualmente cerca de 1,8 mil cursos jurídicos, e matriculados nestes estão mais de 700 mil alunos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade