Era para ser apenas mais um sábado de cirurgia, mas aprendi uma lição

Quero trazer uma reflexão sobre trabalho em equipe e a valorização das pessoas ao nosso lado

José Fernandes José Fernandes -
(Foto: Arquivo Pessoal)

Era pra ser mais uma manhã cirúrgica. Cheguei no sábado para operar dois pacientes, uma rotina de cirurgião que tenho há 14 anos, até que vieram as complicações de um churrasquinho que comi na noite anterior. Vômitos e diarreia, antes e durante o procedimento.

Rapidamente a equipe que me auxiliava, agiu para que tudo fosse estabilizado. Tanto eu, quanto os pacientes. Resumindo, consegui terminar a cirurgia e os pacientes ficaram bem.

Quero trazer uma reflexão sobre trabalho em equipe e a valorização das pessoas ao nosso lado, citando outra exemplo, além da minha experiência há poucos dias.

Você conhece a história de Charles Plumb? Foi um americano, piloto de avião que relata uma história real que vivenciou durante a guerra do Vietnã. Depois de muitas missões, seu avião foi abatido. Plumb saltou de paraquedas. Ele foi capturado e passou seis anos numa prisão do Vietnã, e após esse período retornou aos Estados Unidos.

Certo dia, num restaurante foi saudado por um homem que sorriu dizendo:

– “Olá, você é o piloto Plumb que ficou preso no Vietnã após ser derrubado?”.
– “Sim. Como sabe?”. Perguntou assustado.
– “Era eu quem dobrava o seu paraquedas. Parece que ele funcionou bem, não é verdade?”
– “Devo a minha vida a você. Ele funcionou perfeitamente”.

Ali se despediram, e o piloto ao ficar sozinho pensou: “Quantas vezes vi esse homem e nunca lhe disse ‘bom dia’? Eu um piloto arrogante, e ele o marinheiro. Quantas vidas de piloto ele deve ter salvado?

Essa história me fez refletir sobre o episódio em que passei mal durante as cirurgias e o que vejo nos corredores dos Poderes Legislativo e Executivo. Quem “dobrou meus paraquedas” naquela situação, foram a equipe de enfermagem e o anestesista.

Não me considero arrogante, mas existem pessoas que passamos horas em convívio, e nem sempre interagimos ou conversamos.

Obrigado equipe!

E quanto a todos nós, leitores, valorizemos as pessoas por mais que não as conheçamos ou sejamos próximos a elas. Um dia, elas poderão “dobrar o paraquedas” e salvar nossas vidas.

Debaixo de chicote, os chefes, diretores e gerentes, não conseguirão frutos nas urnas e sucesso nas eleições.

Anápolis precisa dos Anapolinos.
É isso.

José Fernandes é médico (ortopedista e legista) e bacharel em direito. Atualmente vereador em Anápolis pelo PSB. Escreve todas às sextas-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade