Pequi sem espinhos será realidade na mesa dos goianos em breve; veja quanto vai custar

Variedade, que é resultado de pesquisa em campos de Goiânia e Anápolis, já foi registrada junto ao Ministério da Agricultura

Aglys Nadielle Aglys Nadielle -
Pequi sem espinhos (Foto: Divulgação/ Emater)

Para a alegria dos goianos, o pequi sem espinhos já é uma realidade. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) anunciaram o lançamento de três variedades do fruto em novembro de 2022, sem a temida característica.

De acordo com as entidades, 5 mil mudas estão sendo preparadas para a distribuição em novembro. Além disso, outras espécies também entrarão no mercado, totalizando seis novos tipos.

Das unidades, 1,2 mil mudas serão disponibilizadas aos viveiristas para estruturar os jardins clonais e outras 1.200 aos agricultores familiares. As demais serão destinadas à reposição do banco de germoplasma da Agência goiana.

Conforme o anúncio, por conta das características de reprodução das plantas, elas serão vendidas em lotes com as seis cultivares, sendo cada muda comercializada pelo valor de R$ 30.

A ação é resultado de 25 anos de pesquisa, realizada pela a Emater e Embrapa.

Os estudos ocorreram na Estação Experimental Nativas do Cerrado, na sede da Emater, em Goiânia, e na Estação Experimental de Anápolis.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.