Ipê amarelo de 70 anos pode ser tombado como patrimônio histórico de Goiânia

Ela não será a primeira árvore a ganhar o título. Em maio de 2015, gameleira localizada na Avenida Goiás recebeu o posto

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Uma das árvores nativas da vegetação de Anápolis é o Ipê Amarelo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

Considerado o primeiro e mais antigo Ipê amarelo de Goiânia, a árvore localizada em frente ao estacionamento do Parque Mutirama, na Avenida Contorno, no Setor Central, poderá ser tombada como patrimônio histórico da capital.

A proposta veio à tona após um relatório da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) ser enviado até a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) justificando a necessidade da ação.

De acordo com o presidente da Amma, Luan Alves, o tombamento é algo importante para fortalecer a preservação da fauna e flora no município.

“Tombar o Ipê como patrimônio é reforçar a relevância ambiental e sociocultural de exemplares que fazem parte da história da cidade, garantindo, ainda, sua preservação”, explica.

O ipê tem idade estimada de 70 anos e é uma das últimas espécies a florescer ainda neste ano, tendo um período de ‘florada’ com duração de apenas cinco dias.

Vale lembrar, que essa não é a primeira árvore a ser tombada como patrimônio histórico em Goiânia. Em maio de 2015, uma Gameleira localizada na Avenida Goiás Norte com a Avenida Nerópolis, na Região Central, também foi declarada com tal.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade