Campanha de segundo turno em Anápolis deve ter pouco impacto, avaliam analistas

Movimentação na cidade foi pequena e reuniu apoiadores mais ferrenhos

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Caminhada pró-Bolsonaro em Anápolis na campanha de segundo turno. (Foto: Assessoria Major Vitor Hugo)

Mesmo que Anápolis tenha tido alguns atos políticos em apoio ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PL) e a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialistas políticos não perceberam uma grande mobilização em relação a nenhum dos concorrentes.

O advogado eleitoral Wandir Allan relatou ao Portal 6 que a maior movimentação que percebeu na cidade foi o apoio do prefeito Roberto Naves (PP) ao atual presidente.

O cientista político Guilherme Carvalho explicou que “Goiás está mais desmobilizado de modo geral por um motivo, a eleição estadual acabou. Então, não há um incentivo das lideranças de continuarem investindo fortemente nessa eleição federal porque há uma percepção de que você vai afetar muito pouco no cenário como um todo”.

Por outro lado, o deputado estadual reeleito Antônio Gomide (PT) destacou que, neste segundo turno, a campanha de Lula foi realizada pelo próprio partido e apoiadores em cada cidade e conseguiu trazer um movimento para o Estado.

“É uma campanha que envolve as lideranças municipais, estaduais, lideranças classistas, do meio jurídico, estudantil, comunitário e religioso. Este trabalho em cada cidade, gera o movimento que é visto em todo o estado”, afirmou.

Ele ainda reforça que “como o PT está presente na maioria dos municípios, com a adesão do MDB, da senadora Simone Tebet e do PDT do ex-ministro Ciro Gomes, as lideranças e diretórios destes partidos se juntam neste esforço de ampliar a votação de Lula em Goiás”.

“E com isto surgem os bandeiraços, adesivaços, caminhadas, carreatas e reuniões que estão sendo feitas em dezenas de cidades, que estão diminuindo a diferença de votos entre o ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro”, completou.

Com o olhar voltado especificamente para Anápolis, Antônio Gomide aponta que o PT conseguiu trazer para perto de si integrantes de partidos que estavam do lado oposto no primeiro turno, como o MDB, do PDT, do Solidariedade e Cidadania.

O deputado estadual acredita que com o apoio destas lideranças, militantes e simpatizantes destas legendas é possível avançar na votação aqui no município.

A campanha bolsonarista, por sua vez, fez uma caminhada no Jundiaí durante o segundo turno. Também houve em Anápolis um reunião de apoiadores do presidente num ato religioso.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade