Nova variante é identificada em nove municípios de Goiás e SES faz alerta importante à população

Presença da BQ.1 da Ômicron foi constatada em Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Valparaíso, Alexânia, Caldas Novas, Jaraguá e Mineiros

Pedro Hara Pedro Hara -
Uso de máscara é recomendado para quem pertence ao grupo de risco. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Nova variante da Ômicron, a BQ.1 foi identificada em nove municípios de Goiás. As 94 amostras foram coletadas durante o mês de novembro, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Foram confirmados 27 casos de Covid-19, nos municípios de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Valparaíso, Alexânia, Caldas Novas, Jaraguá e Mineiros.

O sequenciamento foi realizado pelo Laboratório Estadual de Saúde Pública Giovanni Cysneiros (Lacen) da SES-GO, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Das 94 amostras, 60 delas (64%) estava com a sublinhagem BA.5 e outras sublinhagens em 19 amostras (20%). A BQ.1 foi identificada em 15 amostras (16%). Foram outras 12 identificações da BQ.1 em Aparecida de Goiânia.

Alerta

Devido a identificação, a SES está orientando que a população retome o uso de máscara facial, principalmente nas pessoas que possuem fatores de risco para a Covid-19, como imunossuprimidos, idoso, gestantes e pessoas com comorbidades.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade