Com alta de casos, buscas por vacinas contra a Covid-19 sobem 600% em Anápolis

Município conseguiu atingir 75% de pessoas com a segunda dose, além de 87% a 90% que recebeu a primeira dose

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Vacinação foi ampliada para todos que pertencem aos grupos prioritários. (Foto: Divulgação / Secom Goiânia)

Devido ao crescente aumento no número de casos de Covid-19 registrados neste mês em Anápolis, a população também aumentou a procura pela vacina contra a doença para reforçar a imunização.

Ao Portal 6, Mirlene Garcia, diretora de Vigilância em Saúde, revelou que a procura pelas doses do imunizante chegou a aumentar 600% no município na última semana.

“Na última semana houve uma maior procura pela vacina, principalmente nos primeiros dias da semana. Nós iniciamos a semana com um aumento de mais de 600% em relação a períodos anteriores por dia, de número diários de procura por doses”, afirmou.

No entanto, apesar da média positiva registrada, a procura acabou enfrentando uma redução a partir do meio da semana até o fim.

“Mas aí, a partir do dia 23, esse número voltou a diminuir”, pontuou.

Quando se trata na taxa de vacinação, Mirlene ainda aponta que Anápolis conseguiu atingir 75% de pessoas vacinadas com a segunda dose, além de 87% a 90% que recebeu a primeira dose.

“Falando da taxa de vacinação atualizada do município, de primeira e segunda dose, nós temos aí uma segunda dose de 75% de vacinados e na primeira dose a gente chegou a atingir os nossos 87% a 90%”, detalhou.

“Isso porque a gente desconsidera ali naquele período inicial que talvez tenha pessoas que possam ter buscado o serviço para vacinação, mas que necessariamente apresentaram o comprovante de residência de outras pessoas, uma vez que eles não retornaram para segunda dose. Então, para fins de monitoramento, o nosso serviço considera 87%”, complementou.

Por fim, a diretora de Vigilância em Saúde destaca que o município segue com vacinas disponíveis em todas as unidades para que a população possa completar o esquema vacinal.

A disponibilidade de cada imunizante, assim como a devida faixa etária em que cada dose se encontra e os pontos de vacinação, podem ser consultados por meio do site da Prefeitura.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.