Médica explica o que é Parkinson e como doença afeta o corpo humano

Dra Lorena é neurologista e atua na Clínica Popular da Saúde

Publieditorial Publieditorial -
Dra Lorena Bochenek, que atua na Clínica Popular da Saúde (Foto: Reprodução)

Quando se fala em Doença de Parkinson, a maioria das pessoas pensam diretamente e exclusivamente em tremores nas mãos.

Mas a doença, na verdade, vai além disso. Isso porque ela é uma doença neurológica, que pode apresentar outros sintomas e atingir principalmente pessoas mais velhas.

Para explicar detalhadamente o que é a doença de Parkinson e como ela atinge o corpo humano, entrevistamos a Dra Lorena Bochenek, que atua na Clínica Popular da Saúde.

Ela é formada pela Faculdade de Medicina de Gurupi, com residência médica em Neurologia pela Universidade Federal da Bahia.

Oque é a Doença de Parkinson?

Dra Lorena: É uma doença neurológica, crônica e progressiva, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos. Quanto maior a faixa etária, maior a mais comum a partir dos 55 anos.

Quais os principais sintomas da Doença de Parkinson?

Dra Lorena: Os sintomas variam de um paciente para o outro. Em geral, no início, eles se apresentam de maneira lenta e discreta. O principal sintoma é a lentificação dos movimentos, que podem estar associados aos tremores noa membros, assim como instabilidade na postural e rigidez nos membros . Entretanto, a doença de Parkinson pode ter sua manifestação alguns anos antes da apresentação desses sintomas motores, por exemplo obstipação intestinal, diminuição ou perda da capacidade de sentir cheiro , depressão e distúrbio do sono .

Quais as principais causas para o surgimento da Doença de Parkinson?

Dra Lorena: Com o envelhecimento, todos os indivíduos saudáveis apresentam morte progressiva das células nervosas que produzem dopamina. Algumas pessoas, entretanto, perdem essas células num ritmo muito acelerado e, assim, acabam por manifestar os sintomas da doença. Ainda não se sabe exatamente quais os motivos que levam a essa perda progressiva e exagerada de células nervosas.

Quais as opções de tratamento?

Dra Lorena: A doença de Parkinson é tratável e geralmente seus sinais e sintomas respondem de forma satisfatória às medicações existentes. Essas medicações devem ser usadas por toda a vida da pessoa que apresenta tal enfermidade. Ainda não existem drogas disponíveis comercialmente que possam curar ou evitar de forma efetiva a progressão da degeneração de células nervosas.

Existe alguma forma de prevenir a Doença de Parkinson?

Dra Lorena: A prevenção pode ser estabelecida mantendo hábitos saudáveis com atividade física regular , dieta equilibrada, pois o estilo de vida saudável favorece a um cérebro saudável. Entretanto, é de fundamental importância é que após os primeiros sintomas, o paciente procure ajuda médica para um diagnóstico preciso e inicio de tratamento adequado. Quanto mais precoce o tratamento mais chance de protegermos o cérebro da evolução natural da doença.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias