Governo de Goiás anuncia mudança no passe livre estudantil para 2023

Alteração vale para alunos de 18 municípios que recebem o benefício

Aglys Nadielle Aglys Nadielle -
Programa Passe Livre Estudantil (PLE) abre cadastro. (Foto: Divulgação/ Seds).

O Passe Livre Estudantil (PLE) de Goiânia e da região Metropolitana deve passar por mudanças em 2023. A partir de janeiro, o formato de repasse dos valores das passagens custeadas pelo estado às empresas prestadoras do serviço passará a ser pós-pago. O atual é ‘pré-pago’.

A alteração é para trazer mais ‘agilidade’ para o serviço. Segundo o Governo de Goiás, em Anápolis não haverá alterações, já que o contrato com as empresas locais é distinto.

A mudança estará em vigor até o dia 31 de dezembro. O cadastramento e recadastramento para o ano letivo começa no próximo dia 09, já dentro do novo formato. O período para realizar os procedimentos termina em 30 de abril.

Além da alteração, todos os estudantes também terão os cartões do passe livre trocados por um novo.

A cobertura abrange os municípios de Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Como cadastrar e recadastrar

Para alunos de Goiânia e região Metropolitana, o cadastro e o recadastro são realizados pelo site www.juventude.go.gov.br. A aprovação é informada por email e o cartão pode ser retirado após sete dias da data da adesão, no Vapt Vupt, após agendamento prévio pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

Em Anápolis, quem já é cadastrado deve procurar a instituição de ensino onde estuda. Os novatos devem fazer o cadastro na Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, ao lado do terminal urbano, no Centro da cidade.

É necessário apresentar cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e uma foto 3×4. Se aprovado, o cartão pode ser retirado no prazo de sete dias da data de solicitação.

No município, todos os contemplados devem fazer a ativação do benefício nas unidades do Vapt Vupt, depois de agendar pelo site.

 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade