Duas bandeiras fortes para 2023

É comum nessa época criarmos expectativas do que queremos alcançar e conquistar

José Fernandes José Fernandes -
(Foto: Arquivo Pessoal)

O ano de 2022 foi cheio de desafios. Tivemos um posicionamento muito claro diante das demandas que chegaram na Câmara Municipal.

Aumento de tributos? Votei contra!

Contratação de mais funcionários? Votei contra!

Pegar empréstimos? Votei contra!

Alterar a titularidade de efetivos? Votei contra!

Direitos trabalhistas aos servidores? Votei a favor!

Foram muitas ações e aqueles que tiverem interesse, podem me procurar no privado que envio, mas nesse texto quero falar sobre 2023.

É comum nessa época criarmos expectativas do que queremos alcançar e conquistar. Dentro do lema que tenho desde o início, que é “Servir e deixar legado”, quero trabalhar dois assuntos neste ano.

Educação financeira e a situação da paternidade! Hoje vou comentar sobre o primeiro tema e na próxima semana será sobre paternidade.

79% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo o CNC. 55% dos brasileiros não tem R$ 200 para uma emergência. 68% não guardam dinheiro, segundo PoderData. O Brasil está nas últimas posições entre os países com menor inclusão financeira no mundo, segundo a FGV.

É evidente que precisamos saber lidar com finanças. Quero deixar 5 dicas importantes. Talvez serão úteis para quem ler, assim como está sendo para mim:

Estude e alimente seu conhecimento constantemente. Cursos, livros, vídeos… vou indicar dois livros: Como organizar sua vida financeira (Gustavo Cerbasi) e o Dinheiro é emocional (Tiago Brunet).

Tenha total controle sobre as suas despesas. Anote o que ganha e gasta em uma planilha ou um aplicativo.

Melhore sua performance no trabalho, entregando além do que está previsto para a sua função.

Busque renda extra. O seu celular pode ser um aliado instrumento de trabalho, e não um inimigo tóxico.

Extermine a procrastinação da sua vida. Tenha boa gestão do seu tempo.

Espero que nesse ano, todos vocês sejam prósperos. Finalizo citando Tiago Nigro: “Preguiçoso é aquele que descansa antes de cansar”.

José Fernandes é médico (ortopedista e legista) e bacharel em direito. Atualmente vereador em Anápolis pelo MDB. Escreve todas às sextas-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade