Líder do PT diz que levará ao Conselho de Ética deputados que xingarem Lula

Declaração foi feita durante uma sessão parlamentar na Câmara dos Deputados

Folhapress Folhapress -
Zeca Dirceu
Líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu. (Foto: Câmara dos Deputados)

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O líder do PT na Câmara, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) afirmou nesta quinta-feira (9) que não vai tolerar xingamentos ao presidente Lula (PT) durante as sessões parlamentares.

“O parlamentar que xingar o presidente Lula ou qualquer outra autoridade, durante as sessões, será levado ao conselho de Ética da Câmara e punido conforme já prevê o regimento”, escreveu ele nas redes sociais.

O Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa diz que o deputado que “praticar ofensas físicas ou morais nas dependências da Câmara ou desacatar, por atos ou palavras, outro parlamentar, a Mesa ou comissão, ou os respectivos presidentes” pode ser punido.

O conselho, composto por 21 deputados, define qual será a penalidade aplicada dependendo da gravidade da infração.

As sanções possíveis são: censura verbal ou escrita; perda de direitos previstos pelo regimento interno da Câmara; suspensão temporária do mandato; e cassação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.