Um mestrado para a rede municipal de Anápolis

"Defendo um projeto pensado para atender nossos mais de 2.500 professores, suas peculiaridades de tempo, horário, mas com a seriedade e o viés científico que marcam o stricto sensu"

Professor Marcos Professor Marcos -
Professor Marcos é professor, psicólogo e servidor público federal. Atualmente, vereador em Anápolis. (Foto: Arquivo pessoal)

Hoje, durante meus poucos minutos de fala na audiência pública de prestação de contas do Poder Executivo na Câmara Municipal de Anápolis, encerrei minha fala sugerindo a criação de um programa de mestrado em convênio com alguma universidade para atender os professores da rede municipal de ensino.

O mestrado é o sonho de muitos professores que sempre perceberam no aperfeiçoamento profissional a oportunidade para potencializar sua prática docente, mas a rotina puxada e a realidade familiar e pessoal nem sempre permitiu que os sonhos saíssem do papel.

Além disso, a maioria dos programas sempre exigiu artigos publicados, provas em outras idiomas, modelos de projetos de pesquisa, questões que estão distantes do professor que está no chão da sala de aula da educação básica.

O que eu defendo é um projeto pensado para atender nossos mais de 2.500 professores, suas peculiaridades de tempo, horário, mas com a seriedade e o viés científico que marcam o stricto sensu. Pesquisas voltadas para o contexto da nossa rede municipal, da sala de aula, da nossa educação infantil e ensino fundamental, avançando no direito às aprendizagens tão propalado pela BNCC.

Assim, ganharia o professor, por avançar em seus conhecimentos, ganhariam os alunos, com professores cada vez mais preparados, e ganharia nossa rede municipal de educação. Claro, seria necessário incentivo, licenças e valorização, mas valeria a pena, e muito! Nossos mais de 36 mil alunos merecem!

Marcos Carvalho é professor, psicólogo e servidor público federal. Atualmente, vereador em Anápolis pelo Partido dos Trabalhadores. Escreve todas às terças-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade