Trabalhar é gratificante e descansar é necessariamente ainda mais

Descanso é tão relevante que a Bíblia está cheia de instruções de como termos uma vida saudável

José Fernandes José Fernandes -
(Foto: Arquivo Pessoal)

“Workaholic”
“Escravo do trabalho”
“Cuidado com o Burnout”

Já escutei várias vezes essas expressões. Não só de pessoas próximas, mas outras que acompanham nosso trabalho e por vezes perguntam: – Quantas horas você dorme por dia, para conseguir cumprir diversas funções e tarefas?

Até estudar mais detidamente, cheguei a pensar que esse Burnout poderia ser o epônimo de um cientista renomado. Nada a ver! Trata de uma doença séria que vem da expressão em inglês “burn out” (ser consumido) que é usada para expressar uma exaustão emocional gradual, podendo prejudicar a saúde física, mental, emocional, profissional e social.

Em 2017 foi o último ano que aproveitei um descanso/férias de uma semana. Decidi então juntar o útil ao agradável, organizando com um ano de antecedência, uma maneira de honrar meus pais que aniversariaram e também descansar.

Não tenho a pretensão de falar sobre minha vida pessoal. Quero salientar neste espaço, sobre a importância do descanso que é tão relevante, que a Bíblia está cheia de instruções de como termos uma vida saudável. E descansar é uma das principais orientações em destaque no livro milenar.

Finalizo citando Sócrates: “Tome cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais”

É isso.

José Fernandes é médico (ortopedista e legista) e bacharel em direito. Atualmente vereador em Anápolis pelo MDB. Escreve todas às sextas-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.