Aparecida de Goiânia entra no rol de cidades com maior facilidade para abrir empresas no Brasil

Em um ano, salto foi de 30 posições no ranking que avalia o ambiente de negócios dos municípios mais populosos do país

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Vista aérea de polo industrial de Aparecida de Goiânia. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Aparecida)

Em 2023, o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), estudo organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), destacou Aparecida de Goiânia como uma das cidades que mais evoluíram no país em relação à abertura de empresas.

Conforme o estudo, o município saltou da 65ª colocação em 2022 para a 35ª do ranking deste ano, que avalia o ambiente de negócios das 100+1 cidades mais populosas do Brasil.

Na publicação, o ICE apontou que Aparecida apresentou bom desempenho no ambiente regulatório, em razão de critérios como tempo para abertura de empresas, tributação existente e a complexidade burocrática no município.

Isso teria se dado em benefício de um trabalho realizado pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).

“Com tempo médio de pouco mais de 13h, bem abaixo ao da média nacional, que é de 35h, a iniciativa Junta 100% Digital da Juceg vem surtindo efeitos”, afirma o documento.

Além disso, no quesito “congestionamento dos tribunais”, o município se destacou, graças a investimentos em estrutura física e tecnologia na comarca, melhorando a eficiência nos tribunais e agilizando os processos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade