Ferrovia que liga Goiás ao Porto de Santos (SP) pode ser concluída em breve, anuncia operadora

Portal 6 conversou com diretor da Rumo, que destacou potencial do estado para se tornar mais competitivo no país

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Rumo anunciou que obras de ferrovia em Goiás devem ficar prontas até metade deste ano. (Foto: Reprodução).

Goiás pode realizar um sonho antigo do agronegócio de ter uma malha ferroviária para escoamento de produtos conectado diretamente com o Porto de Santos (SP), no litoral paulista, ainda no primeiro semestre deste ano.

A previsão é da Rumo, operadora de linhas férreas responsável pelas obras da Malha Central da Ferrovia Norte-Sul, que passa por Goiás.

O anúncio foi feito durante a feira Tecnoshow Comigo, realizada em Rio Verde nesta semana, onde a concessionária apresentou perspectivas para concluir as obras até o final do mês de junho.

Ao Portal 6, o diretor comercial para grãos nas Operações Norte e Central da Rumo, Altamir Perottoni Junior, destacou o potencial da integração de Goiás com a linha de ferro para se tornar mais competitivo no país.

“Com o ganho de eficiência logística e competitividade, a tendência é que Goiás veja a produtividade crescer em setores que hoje já são representativos para sua economia, como o agro e a indústria”.

Além disso, ele explicou que a ferrovia possibilita mais segurança e velocidade no transporte de cargas em longos percursos, feita muitas vezes por meio de caminhões de frete.

Nesse sentido, Altamir afirma que a Rumo está elaborando uma operação para usar os trilhos para trajetos mais distantes e as estradas de asfalto para rotas mais curtas.

Atualmente, os trilhos estão localizadas entre Rio Verde e Santos. Ao fim da construção, a malha se expandirá até Anápolis, passando por Ouro Verde de Goiás, Trindade, Goianira e Santa Helena.

“Com a conclusão das obras, a ferrovia se tornará 100% operacional de São Paulo até o Tocantins”, pontuou Altamir.

Atualmente, os trens levam grãos (soja, farelo e milho) no sentido ao Porto de Santos, trazendo de lá fertilizantes para serem distribuídos no estado.

Além disso, a linha opera transportes de diesel e gasolina para Goiás, retornando os vagões carregados com biocombustível.

Por fim, o representante da Rumo afirmou que a empresa tem conversas avançadas para construir novos terminais em Anápolis, na região do Vale do São Patrício (onde ficam Goianésia, Jaraguá, Itapaci) e no Norte de Goiás, além de um ponto no Sul do Tocantins.

Com as novas edificações, Altamir aponta que elas devem “viabilizar o transporte ferroviário de cargas de diversos setores produtivos, como combustíveis, minério, grãos, fertilizantes e cargas gerais por meio de contêineres”.

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