Entenda a lenda por trás da história do “Vulcão de Caldas Novas”

Narrativa é contada na região para explicar o porquê das águas no município serem quentes

Augusto Araújo Augusto Araújo -
6 lugares em Goiás para se passar o Réveillon
Caldas Novas é um dos destinos preferidos e mais procurados no final do ano. (Foto: Reprodução)

O município de Caldas Novas, localizado na região do Sul Goiano, é uma pontos mais frequentados por turistas que visitam o estado, em razão das águas quentes que correm pela região.

Por ser algo tão fora do habitual, surgiu uma lenda de que existiria um vulcão próximo à cidade que seria o responsável por essa característica tão peculiar.

No entanto, ainda que seja uma história divertida para se contar aos visitantes, a realidade é bem diferente. Isso porque, no Brasil, sequer existem tais estruturas geológicas.

Quem pode explicar o motivo da presença de águas termais no município é o pesquisador Leonardo de Almeida.

Na tese de doutorado dele, produzida na Universidade de Brasília (UnB), o cientista explica que a origem de tal temperatura se deve a um processo de aquecimento geotérmico.

Isso significa que a água se infiltra em fraturas no subsolo, indo para níveis mais inferiores da camada geográfica que cobra a Terra. Essas regiões ficam mais próximas da crosta do planeta, que possui temperaturas elevadas.

Com isso, ao voltar à superfície, o curso hídrico apresenta um “calor extra”, o que acabou se tornando um atrativo para quem vai visitar Caldas Novas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade