Aviação cresce em Goiás e novo polo aeronáutico deve ser inaugurado até 2024

Expectativa é que novo empreendimento possa atrair diversas empresas de serviços aéreos para o estado

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Imagem ilustrativa de Antares Polo Aeronáutico, que está sendo construído em Aparecida de Goiânia. (Foto: Divulgação).

Goiás tem experimentado nos últimos anos o desenvolvimento dos serviços de aviação, o que vem proporcionando um crescimento na economia local.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), são 1.409 aeronaves civis no estado, sendo a quinta maior frota do país.

Além disso, Goiás é o terceiro em número de bases de manutenção de aeronaves. São 53, segundo os dados do Relatório 2022 da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag).

A entidade ainda aponta que o estado é o quarto em número de empresas que prestam serviços de agro aviação e o sétimo em quantidade de aeródromos (privados ou públicos), com 196 em operação.

Com a expectativa de ser lançado em 2024, um novo aeroporto está sendo construído em Aparecida de Goiânia.

Denominado “Antares Polo Aeronáutico”, o espaço oferecerá serviços como agro aviação, táxi-aéreo, serviços aeromédicos, aviação regional, transporte de carga área, dentre outros.

O empresário Rodrigo Neivas, diretor comercial do empreendimento, afirma que Goiás possui uma posição geográfica privilegiada, havendo um potencial gigantesco dentro do setor.

“Mesmo regiões consideradas mais distantes, como os extremos Norte e Sul do Brasil e alguns estados do Nordeste, não estão a mais do que 4h de voo de distância. São bem menos horas do que as gastas por qualquer outro modal de transporte”, destacou.

Neivas também pontuou que a criação do novo hub de aviação irá atrair empresas para a região, oferecendo serviços correlacionados, como manutenção de aeronaves, escolas para formação de pilotos e de transporte e logística.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.