6 alimentos que ajudam a reduzir o colesterol e não são difíceis de achar

Eles podem ajudar a regular os níveis e, assim, melhorar a sua saúde

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
reduzir o colesterol
(Foto: Captura/Youtube)

O colesterol elevado é dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e, por isso, muitas pessoas buscam maneiras drástica de reduzir o colesterol e que podem custar caro ao bolso.

No entanto, há uma luz no fim do túnel, pois existem alimentos que são super saudáveis e não são difíceis de encontrar e que podem ajudar a controlar o colesterol.

6 alimentos que ajudam a reduzir o colesterol e não são difíceis de achar

1. Aveia

A aveia é uma fonte rica em fibra solúvel, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (o “mau” colesterol). A fibra solúvel se liga ao colesterol presente no trato digestivo e o remove do corpo. Além disso, a aveia contém uma substância chamada beta-glucana, que também pode ajudar a reduzir o colesterol.

2. Nozes

As nozes são uma fonte rica em gorduras saudáveis, incluindo ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Estudos mostram que comer nozes regularmente pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL e melhorar a saúde cardiovascular.

3. Legumes

Legumes como lentilha, feijão, ervilha e grão-de-bico são uma ótima fonte de proteína vegetal e fibra solúvel, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Além disso, os legumes também são ricos em nutrientes como ferro e zinco.

4. Abacate

Para quem não sabe, o abacate é uma fonte rica em gorduras saudáveis, incluindo ácido oleico, que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL.

Além disso, o fruto também contém fibras e fitoesteróis, que também podem ajudar a diminuir o colesterol.

5. Azeite de oliva

O azeite de oliva é  mais um dos alimentos que é recomendado para quem está com colesterol alto.  O item é uma fonte rica em gorduras saudáveis, incluindo ácido oleico e pode ajudar com esse esse problema.

6. Peixes 

Por fim, uma das formas de diminuir o colesterol é ingerir peixes, como salmão, atum e sardinha. Isso porque eles são uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, que podem ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL. Então, fica a dica!

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade