Mesmo transferindo poder para Jovair, Rogério Cruz continua fraco e sem base na Câmara

Ex-deputado federal assumiu a Secretaria de Governo com a missão de restabelecer diálogo entre o Paço e a Câmara

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Rogério Cruz e Jovair Arantes na cerimônia de posse do secretário. (Foto: Jackson Rodrigues/Prefeitura de Goiânia)

O ex-deputado federal Jovair Arantes (Republicanos) está prestes a completar 100 dias como secretário de Governo da Prefeitura de Goiânia, exercendo um papel de articular diálogos entre o Paço Municipal e a Câmara de Vereadores.

Entretanto, a chegada dele coincidiu com um momento de turbulência em que a base aliada de Rogério Cruz (Republicanos) está fragilizada e existem atritos entre o gestor do Poder Público na capital e os parlamentares.

“[Jovair] é a pessoa certa, que chegou na hora certa. Ele é habituado a lidar com crises políticas e faz toda a diferença ter ao seu lado um braço forte, com muita experiência”, apontou o cientista político Guilherme Carvalho em entrevista ao Portal 6.

Apesar das qualidades para a articulação, a presença do ex-deputado federal ainda não fez o prefeito ganhar mais capital político. Guilherme cita até uma certa “inexperiência política” por parte de Rogério Cruz.

Isso porque, antes de assumir a Prefeitura em decorrência da morte de Maguito Vilela, ele era um vereador de pouca expressão, e nunca fora cogitado como protagonista da política goianiense.

Guilherme também avaliou que o momento atual de Rogério Cruz é o mais sensível do mandato, e que a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a Comurg é mais um dos fatores que ocasiona essa fragilidade.

“Ele passou muito perto de perder condições objetivas de governança, especialmente após a demissão em massa de funcionários comissionados, que em grande parte eram indicação de outros vereadores”.

Base de apoio

Já o cientista político Lehninger Mota afirmou ao Portal 6 que há poucas chances de Rogério Cruz conseguir estabelecer uma base de apoio parlamentar sólida até 2024 para pleitear uma eventual reeleição.

“A chegada de Jovair Arantes foi um remédio muito eficaz para acalmar os ânimos, evitar pedidos de impeachment. Agora, se ele vai conseguir alinhar a Câmara com o prefeito e ter uma pauta positiva, é algo muito difícil”.

Lehninger destacou também que o atual prefeito de Goiânia não conseguiu deixar uma marca na cidade, por não ter implementado novidades ou construído obras de relevância para o município.

Diante desse cenário atual instável, os vereadores não veriam possibilidades reais de reeleição para Rogério Cruz, partindo para outras opções na hora de formar uma base eleitoral.

“O prefeito vai chegar até o final do mandato, mas vai chegar sem capital político. Até o momento, ele não consegue pintar como um candidato com chance real de reeleição”, concluiu.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade