Mais 20 municípios de Goiás têm sinal para 5G liberado; veja a lista

Permissões começam a valer a partir de terça-feira (02) após uma reunião entre o grupo Gaispi

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Infraestrutura de internet 5G. (Foto: José Paulo Lacerda / CNI)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que 20 municípios de Goiás poderão receber a infraestrutura para a internet 5G.

O comunicado foi dado na quarta-feira (26) após uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

De acordo com a companhia, as autorizações passam a valer a partir da próxima terça-feira (02) e são para as cidades de Anhanguera, Aparecida do Rio Doce, Montividu, Colinas do Sul, Santo Antônio da Barra, Santa Rita do Novo Destino, Davinópolis, Ouvidor, Três Ranchos e Cristianópolis.

Também receberam permissão os municípios de São Miguel do Passa Quatro, Vianópolis, Silvânia, Gameleira de Goiás, Iaciara, Teresina de Goiás, Nova Roma, Campo Limpo de Goiás, Ouro Verde de Goiás e Caldas Novas.

Segundo o ministro das comunicações, Juscelino Filho, as liberações nessas cidades são fatores cruciais para inclusão dos cidadãos e representam um avanço na qualidade do serviço.

“A liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia são fundamentais na promoção da inclusão digital dos cidadãos. Além de avançar na liberação da faixa, seguimos conversando com as operadoras para que elas possam oferecer este serviço com qualidade”, explicou.

Vale ressaltar que a liberação da faixa ocorre quando a migração de recepção do sinal de televisão aberta é concluída e que a instalação da infraestrutura depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade