Para Conselho de Arquitetura, novo Plano Diretor coloca em risco patrimônio histórico de Pirenópolis

Órgão sugeriu à Câmara Municipal que reveja os "parâmetros que representem riscos graves para a cidade"

Pedro Hara Pedro Hara -
Rua do Lazer, via mais badalada do centro histórico de Pirenópolis. (Foto: Anna Júlia Steckelberg/Portal 6)

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) se manifestou sobre o projeto de lei que está em discussão na Câmara Municipal de Pirenópolis dispondo de um novo Plano Diretor para o município.

Em nota, o órgão disse que vê com preocupação a proposta que “coloca em risco a preservação dos patrimônios histórico e ambiental da cidade, bem como a qualidade de vida da população”.

A manifestação é um apoio aos apontamentos realizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no dia 23 de abril.

A autarquia federal apontou que durante a discussão da matéria não houve audiências públicas e que o projeto foi aprovado em primeira votação, novamente sem a participação da sociedade e de outros setores.

Dentre as observações feitas pelo Iphan estão a “proteção das edificações centenárias, a preservação da vegetação, o fornecimento da adequada infraestrutura urbana, a permeabilidade do solo e a própria paisagem”.

Além dos debates com a sociedade e demais segmentos da cidade, a CAU sugeriu que haja a revisão pelos parlamentares dos “parâmetros que representem riscos graves para a cidade”. O texto segue em tramitação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.