Entenda por que nesta quinta-feira (08) será feriado em Goiás

Data com origens cristãs é celebrada no Brasil desde o século XVI

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Entenda origem do feriado de Corpus Christi (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Goiânia)

Nesta quinta-feira (08), a população goiana tem marcado no calendário o tradicional feriado de Corpus Christi, muito comemorado por dar um dia de descanso no meio da rotina de trabalho.

No entanto, você sabe o que significa essa data e o motivo dela ser celebrada no Brasil?

Bem, o nome já dá uma forte pista da origem religiosa desse feriado. Em latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”, em uma tradução livre.

Sendo assim, a data é celebrada como uma forma de honrar a morte e ressureição de Jesus.

No catolicismo, a comemoração é vista como uma das principais homenagens ao ritual da eucaristia, onde os fiéis recebem uma hóstia, entregue pelo padre como símbolo do corpo de Cristo.

Em terras brasileiras, a celebração foi “importada” por influência dos portugueses, durante o início do período colonial, no século XVI, e perdura desde então.

Entretanto, vale destacar que o feriado não é federal. Ou seja, cabe aos governos estaduais e prefeituras decretarem ponto facultativo ou não na data em questão.

Por ter uma forte tradição cristã, Goiás historicamente costuma dispensar os trabalhadores do serviço e dar descanso durante este período.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade