Projeto de combate a violência doméstica é implementado em 120 ônibus de Anápolis

Proposta, chamada de 'violentômetro', visa prevenir e difundir informações para mulheres vítimas desse tipo de crime

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Violentômetro colado em ônibus de Anápolis
Violentômetro colado em ônibus de Anápolis. (Foto: Divulgação)

No intuito de intervir e prevenir casos de violência doméstica, 120 ônibus que compõem o transporte público da Urban e os coletivos de bairros, em Anápolis, passaram a contar, a partir desta sexta-feira (23), com cartazes informativos, denominados violentômetros.

Na prática, o material traz uma espécie de régua que possibilita  o reconhecimento do grau e tipo de violência que as mulheres estão sofrendo nos relacionamentos, indo da chantagem ao feminicídio.

Além disso, o documento também disponibiliza telefones de contato da Promotoria, da Delegacia da Mulher e da Patrulha Maria da Penha, para que as denúncias possam ser realizadas.

O projeto é uma ação entre o Ministério Público de Goiás (MPGO) e a 13ª Promotoria de Justiça do município, tendo sido elaborado pela presidente da Associação Artemis e advogada, Danielle Nava.

Em entrevista ao Portal 6, ela conta que a ideia para a iniciativa surgiu pela necessidade de expandir informações sobre violência doméstica tanto para mulheres quanto para homens que moram no município.

Segundo ela, a expectativa é que com a afixação dos cartazes, mais de 45 mil usuários do transporte coletivo sejam alcançadas pela proposta.

“A previsão é que a cada viagem, o cartaz chegue ao alcance de 20 mulheres […] É um projeto importante para ambos, porque a mulher tem ali os principais telefones para pedir ajuda. Para o homem, o violentômetro pode ensinar a identificar algumas atitudes violentas dele”, ressaltou.

Mesmo com a recente implementação da proposta, Danielle afirma que já tem traçado alguns planos para difundir ainda mais a proposta para outras localidades do estado.

“Eu conversei essa semana com a doutora Cristina, da Procuradoria da Mulher, e com a deputada Vivian Naves (PP), e provavelmente vamos colocar alguns totens pela Assembleia Legislativa de Goiás e expandir também o projeto para Goiânia”, revela.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade