Conheça a cidade goiana que já está há 20 anos sem o nascimento de novos moradores

Município está entre os três menores do país em número de habitantes, possuindo apenas duas escolas e três restaurantes para toda a população

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Vista aérea de Anhanguera, menor cidade de Goiás. (Foto: Reprodução)

A cerca de 214 km de Goiânia, existe uma pequena cidade que, em 2023, completou 20 anos sem que novos moradores nascessem por ali.

Estamos falando da pacata Anhanguera. Segundo o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são 924 habitantes, número este que diminuiu aproximadamente 10% desde a última pesquisa.

Assim, o município é o menor de Goiás e o terceiro menor do país, de acordo com a pesquisa.

Um dos motivos pelos quais a cidade está há tanto tempo sem a chegada de recém-nascidos é pelo fato de não ter um hospital. Lá, há somente uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Dessa forma, as grávidas acabam indo para outros municípios, como Catalão – a 35 km de distância – , para poderem dar à luz.

Ao G1, a gestão do município apontou que a UBS possui cardiologista, cirurgião geral, pediatra, ginecologista, dentistas, psicólogo e fisioterapeuta.

Entretanto, em casos graves e partos, os moradores são encaminhados para Catalão.

Além disso, em um levantamento feito pelo G1 em parceria com a Prefeitura de Anhanguera, foram listados a quantidade de estabelecimentos comerciais na cidade.

Assim, descobriu-se, por exemplo, que a cidade possui uma padaria, duas escolas e três supermercados para as atividades do dia-a-dia.

Para os momentos de lazer, foram apontados quatro bares e três restaurantes como alternativas para a população “anhanguerina”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade