Conheça os 6 animais mais inteligentes do planeta Terra

Eles são conhecidos pelas diferentes formas de cognição e comportamentos, além da capacidade de aprendizado

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
animais mais inteligentes
(Foto: Ilustração/Simona Kidrič/Pexels)

O reino animal é repleto de criaturas surpreendentes e muitas delas exibem habilidades impressionantes de inteligência. Embora a medida exata da inteligência animal seja difícil de determinar, devido às diferentes formas de cognição e comportamento, alguns deles se destacam por sua capacidade de aprendizado e resolução de problemas e são considerados os animais mais inteligentes do planeta Terra.

Quer saber quais são? Leia até o final e descubra.

Conheça os 6 animais mais inteligentes do planeta Terra

1. Chimpanzés

Considerados um dos animais mais inteligentes do planeta Terra, os chimpanzés são nossos parentes mais próximos geneticamente, compartilhando mais de 98% de seu DNA conosco.

Esses primatas são conhecidos por suas habilidades cognitivas avançadas, como o uso de ferramentas, a resolução de problemas complexos e a demonstração de empatia. Eles também têm a capacidade de aprender símbolos de linguagem de sinais e demonstram uma forma rudimentar de autoconsciência.

2. Golfinhos

Outros animais que são conhecidos por sua inteligência são os golfinhos. Isso porque eles exibem habilidades avançadas de comunicação, usam e criam ferramentas e são capazes de resolver problemas em grupo.

Além disso, os golfinhos têm uma capacidade notável de aprendizado, memória e reconhecimento de si mesmos e de outros indivíduos.

3. Elefantes

Animais altamente inteligentes, eles contam com uma estrutura social complexa e uma capacidade notável de aprendizado e memória. Eles são conhecidos por resolver problemas, exibir comportamentos de luto e demonstrar autoconsciência em testes de espelho.

4. Cães

Você sabia que além de serem companheiros leais, os cães também são amplamente reconhecidos pela sua inteligência. Isso porque os cachorros são amplamente adaptáveis, possuem habilidades sociais avançadas e capacidade de aprender comandos verbais e gestuais.

5. Corvos

Os corvos são aves conhecidas por sua inteligência surpreendente. Eles são capazes de usar ferramentas, resolver problemas complexos, lembrar rostos humanos e até mesmo planejar ações futuras e, por isso, estão na lista de animais mais inteligentes.

6. Polvos

Por fim, os polvos são mais uma das criaturas conhecidas por sua capacidade de resolver problemas e mostrar comportamentos surpreendentes.

Eles possuem um alto nível de inteligência adaptativa, usando estratégias complexas para obter alimentos e escapar de predadores. Além disso, os polvos têm uma notável habilidade camaleônica e são capazes de demonstrar uma forma de aprendizado observacional.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias