6 perigos de usar o chuveiro que a maioria das pessoas não conhecem e devem ficar atentas

O simples utensílio presente nos banheiros e importantíssimo no dia a dia pode oferecer riscos graves, caso não seja utilizado da maneira correta.

Gabriella Licia Gabriella Licia -
(Foto: Ilustração/Captura de tela/Youtube)

Talvez isso não seja uma grande preocupação para você, mas existem sérios perigos de usar o chuveiro que quase não são comentados.

A verdade é que este simples utensílio presente nos banheiros e totalmente fundamental no dia a dia pode oferecer riscos graves, caso não seja utilizado da maneira correta.

Quer saber quais e como evitá-los? Então confira a lista abaixo!

6 perigos de usar o chuveiro que a maioria das pessoas não conhecem e devem ficar atentas:

1. Queimadura

Se a temperatura da água estiver muito alta, é possível que a pessoa sofra com queimaduras na pele, principalmente em crianças e idosos, que são mais sensíveis ao calor.

Certifique-se de ajustar a temperatura da água para um nível seguro e sempre teste a temperatura antes de entrar no chuveiro.

2. Descargas elétricas

Se houver um problema com a instalação elétrica do chuveiro ou se o chuveiro não estiver bem isolado, pode haver o risco de choques elétricos. É muito válido garantir que a instalação elétrica seja realizada por um profissional qualificado e que o chuveiro esteja em boas condições.

3. Choques térmicos

Alterar repentinamente a temperatura da água do chuveiro, seja de quente para fria ou vice-versa, pode causar choques térmicos no corpo, levando a tonturas, desmaios ou até mesmo problemas cardíacos em casos mais extremos.

4. Infecções fúngica

Banheiros úmidos e quentes são ambientes propícios para o crescimento de fungos, como o bolor e o mofo. Esses fungos podem causar problemas respiratórios e alergias em algumas pessoas.

5. Doença pela bactéria Legionella

A bactéria Legionella pode se desenvolver em sistemas de água quente, como chuveiros, especialmente se não forem usados regularmente ou se a temperatura da água não for alta o suficiente para matar as bactérias.

A inalação de gotículas de água contaminada com Legionella pode levar à doença dos legionários, uma forma grave de pneumonia.

6. Problemas respiratórios

Além da questão citada acima, por causa dos fungos, há ainda outros problemas que podem afetar o sistema respiratório.

Isso porque inalar vapor quente e úmido durante um banho prolongado pode piorar os sintomas de pessoas com problemas respiratórios, como asma ou bronquite.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade